Patrimônio histórico de Chapecó é tema de Aula Magna de Arquitetura e Urbanismo
Publicado em 27/05/2025
Por Imprensa Unoesc Chapecó

Conhecer o passado é fundamental para projetar o futuro das cidades. Por isso, a preservação do patrimônio histórico de Chapecó foi tema da Aula Magna do curso de Arquitetura e Urbanismo, que ocorreu na última semana, na Unoesc Chapecó. Realizado na quarta-feira (21), no Auditório Ponto.Zero, o evento intitulado “Entre o palpável e a memória: a preservação do Patrimônio Histórico de Chapecó”, contou com a palestra do professor Leonardo Dlugokenski. Ao todo, participaram 28 estudantes, os professores Susan Lee Gorham Miolo, Thaíris de Senna Granzotto e Leonardo Henrique Kunst, além de egressos do curso.
A atividade iniciou com uma breve apresentação do palestrante, que traçou uma linha do tempo desde a colonização de Chapecó, a fim de contextualizar e proporcionar conhecimento acerca dos acervos que integram o tombamento municipal e sua respectiva importância histórica. O professor também destacou o registro de alguns nomes de ruas e praças da cidade e região, bem como sua relevância no contexto histórico do Sul do país.
A coordenadora do curso, professora Susan Lee Gorham Miolo, avaliou que a palestra oportunizou reflexões sobre a preservação do patrimônio histórico de Chapecó como parte fundamental da formação crítica em Arquitetura e Urbanismo. Foram discutidos conceitos de memória, identidade e patrimônio histórico, bem como a análise do impacto da urbanização sobre o patrimônio local. Entre os objetivos do evento, a coordenadora destacou o estímulo à interdisciplinaridade entre história e arquitetura, além do incentivo ao senso de pertencimento e à responsabilidade social.
— Penso que a atividade cumpriu muito bem seus objetivos e aproximou nossos estudantes da realidade do patrimônio histórico e de seu papel enquanto futuros arquitetos. Para que haja preservação, um ponto fundamental é conhecer a nossa história, e eles conseguiram ter uma base muito bem explanada. Temos um professor que é do nosso colegiado de curso, também diretor dos museus da nossa cidade, e que tem pleno domínio no assunto — destaca Susan.
O estudante da nona fase, Fernando Da Silva Smaniotto, avaliou a aula como proveitosa e de temática interessante.
— Trata-se da história do nosso município. Foi muito boa a escolha do palestrante, que demonstrou excelente conhecimento e ótima didática. A maneira como o evento foi conduzido foi adequada e acredito que foi possível conhecer e entender mais sobre nossa cidade. Além de aprendermos sobre o campo da arquitetura, também aprendemos sobre a história, da qual fazemos parte — salienta.
Lucas de Bortoli, estudante da sétima fase, destacou a experiência como enriquecedora, tanto pessoal quanto academicamente.
— Como não sou natural de Chapecó, conhecia pouco sobre a história e a formação da cidade. A palestra me proporcionou um novo olhar sobre esse território, apresentando não só os edifícios tombados, mas também as memórias, as identidades e os processos que moldaram a cidade ao longo do tempo. Essa Aula Magna nos mostrou a importância do papel do arquiteto e urbanista na valorização da cultura e da memória coletiva, contribuindo para que a identidade da cidade permaneça viva, mesmo diante das constantes transformações urbanas — pontua.