Palestra para pais abriu ano letivo no colégio Superação
O papel dos pais e o papel da escola no século XXI foi o tema de uma palestra que reuniu cerca de 300 pessoas na terça-feira (14), à noite, no auditório da Unoesc Campus de Videira. O público formado por pais e professores do colégio Superação, contou com os conhecimentos de Kellen Katillen Policha, especialista […]
Publicado em 15/02/2012
Por Unoesc
O papel dos pais e o papel da escola no século XXI foi o tema de uma palestra que reuniu cerca de 300 pessoas na terça-feira (14), à noite, no auditório da Unoesc Campus de Videira. O público formado por pais e professores do colégio Superação, contou com os conhecimentos de Kellen Katillen Policha, especialista em educação e consultora de relacionamentos da Rede Pitágoras e marcou o início das atividades do ano letivo de 2012.
Durante a sua fala, a conferencista procurou mostrar as mudanças frequentes que ocorrem na sociedade impulsionadas principalmente, pela tecnologia e de que forma isso influencia no cotidiano familiar e escolar.
“Em tempos tão difíceis para a educação, somos confrontados por uma geração que busca informação célere e um estilo de vida diferente de seus pais, que foram educados sem as facilidades que a tecnologia oferece e com outras necessidades e valores”, reforça a professora Rosangela Fontana, coordenadora geral do Colégio Superação.
Ela garante que educar os filhos na época das diversas mudanças que vêm ocorrendo em nossa sociedade é tarefa extremamente difícil e, como consequência, podemos ver a mudança nas famílias e na escola, levando a uma reflexão dos papéis enquanto pais e educadores, para perceber o que nos cabe neste momento na educação de nossos filhos.
“Nosso maior desafio é preparar nossos alunos para este mundo atual e, ao mesmo tempo, não podemos abrir mão de valores sólidos”, completou a coordenadora.
Dentro dessa enorme velocidade da informação devido à alta tecnologia, Kellen Policha, apresentou resultados de uma recente pesquisa confirmando o grande volume de novidades que estão disponíveis para a grande massa. Exemplificou através dos meios de comunicação a velocidade das inovações, quando se constatou que o rádio levou 38 anos para atingir um público de 50 milhões de ouvintes. Mais tarde, a televisão para chegar ao mesmo número, levou apenas 13 anos. A internet em apenas quatro anos já contava com 50 milhões de acessos, e o Facebook atingiu esse mesmo patamar em apenas dois anos de existência. “Por isso precisamos estar atentos e entender que nossos filhos estão inseridos dentro dessa nova realidade em que a escola e a família precisam estar entrosadas e trabalhando em parceria para um resultado que interessa a todos”, ressaltou Kellen Policha.
Na era da internet, a palestrante também chamou a atenção dos pais sobre o uso das redes sociais pelos seus filhos, alertando que é necessário um olhar cuidadoso acerca da exposição excessiva e dos relacionamentos resultantes desse modelo.
Após a palestra, a direção do Superação apresentou os professores e repassou informações acerca do funcionamento, visto que muitos alunos novos foram matriculados e ingressaram na instituição a partir deste ano.
A Banda Overclock, formada por cinco integrantes, todos estudantes da escola, animou a plateia no início do encontro.