Página inicial O que acontece Palestra internacional discute planejamento tributário e diferenças entre Brasil e Estados Unidos
Graduação Notícia Joaçaba

Palestra internacional discute planejamento tributário e diferenças entre Brasil e Estados Unidos


No dia 30 de setembro, mais de 700 estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Unoesc, entre presenciais e da modalidade on-line, participaram da palestra internacional “Planejamento Tributário e as Diferenças Tributárias entre Brasil e EUA”O encontro foi conduzido pelo professor Jorge Eduardo Scarpin, docente da Concordia College Moorhead, nos Estados Unidos.

O evento teve como propósito proporcionar aos estudantes uma compreensão aplicada e comparativa dos sistemas tributários dos dois países, com foco em estratégias lícitas de planejamento tributário. A proposta também contemplou a avaliação dos impactos econômicos e financeiros, a gestão de riscos relacionados ao compliance e o fortalecimento da tomada de decisões com base normativa e ética profissional.

Durante a palestra, foram abordados aspectos centrais da comparação entre Brasil e Estados Unidos em relação a tributos sobre vendas e lucro, folha de pagamento e Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de compreender, em casos simulados, os efeitos econômicos e financeiros das escolhas tributárias, como carga tributária efetiva, impacto sobre o lucro e reflexos no fluxo de caixa.

—  A palestra contribuiu para a ampliação do vocabulário técnico relacionado a conceitos e documentos fiscais utilizados nos dois países, além de se revelar uma importante experiência de aprendizado tanto para os estudantes do curso de Administração como de Ciências Contábeis — avaliou a coordenadora do curso de Administração e Ciências Contábeis da Unoesc On-line, professora Suelen Aparecida Padilha Prando.

O palestrante, professor Jorge Eduardo Scarpin, elogiou a iniciativa e as trocas geradas durante o evento.

— Fiquei impressionado com o tamanho do evento e a interação da turma. E o mérito é dos professores também. Estudantes bons mostram que os professores são bons — finalizou o professor Jorge.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.