Palestra dá início ao Plano dos Direitos da Criança e Adolescente
A palestra, realizada nesta terça-feira, 03 de abril, no auditório da Unoesc de São Miguel do Oeste, abriu os trabalhos de elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Plano é uma parceria entre a Unoesc e a Secretaria Municipal de Ação Social do município de São Miguel do Oeste. Presentes […]
Publicado em 04/04/2012
Por Unoesc
A palestra, realizada nesta terça-feira, 03 de abril, no auditório da Unoesc de São Miguel do Oeste, abriu os trabalhos de elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Plano é uma parceria entre a Unoesc e a Secretaria Municipal de Ação Social do município de São Miguel do Oeste. Presentes no encontro representantes do Conselho Tutelar, diretores e professores de escolas, representantes da Polícia Militar, assistentes sociais, professores da Unoesc e representantes da comunidade.
A palestra teve o intuito de sensibilizar os participantes sobre as políticas de proteção das crianças e adolescente. Para ministrar os trabalhos, a Unoesc convidou a profissional Lucia Grisel Barreto dos Santos que atualmente trabalha na Administração do Sistema de Informação para Infância e Adolescente de Florianópolis e que tem base no Conselho Tutelar. Além deste trabalho, Lucia Grisel presta assessorias a municípios na implantação do Plano e na formação de conselheiros tutelares.
A palestrante avalia que mais uma vez foram os representantes da educação que vieram participar do encontro em maior quantidade.
– Eu senti a ausência de representantes do judiciário, além da Polícia Civil. São profissionais que lidam diariamente com questões que envolvem, principalmente, adolescentes – constata.
Lucia Grisel salienta que a Unoesc está envolvida nos trabalhos.
– A academia precisa trazer seu conhecimento para organizar a realidade que está posta, e esse é o papel da universidade. Ela reforça que o papel de uma instituição de ensino não é centralizar as atividades em uma única área, mas em diversificar:
– Percebi a presença do pessoal de Psicologia, do Direito, da Pedagogia e da Educação Física, e isso demonstra que o Plano realmente tem a cara da interdisciplinaridade – afirma.
Segundo o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelacio Roque Kaufmann, o Plano tem como objetivo realizar um diagnóstico de como se encontra a situação das crianças e adolescentes do município de São Miguel do Oeste para, posteriormente, estabelecer ações direcionadas e prioritárias.
De acordo com ele, esse trabalho será pioneiro em nossa região e terá uma contribuição fundamental para gerações futuras, pois irá garantir os direitos fundamentais para o desenvolvimento do cidadão.
Atividades
A coordenação dos trabalhos do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será feita pela coordenadora do curso de Serviço Social, professora Marisete Camini. Conforme ela, o trabalho está sendo empreendido com o Governo Municipal de São Miguel do Oeste, através de contratação de serviços da Unoesc para elaboração e organização do Plano.
Para a coordenadora, o Plano vai se configurar e ter como norte as políticas públicas da criança e adolescente, buscando levantar informações que espelhem a realidade, como a violência, educação e saúde, por exemplo.
Marisete explica ainda que é preciso olhar para a política da infância por vários ângulos.
– Com base nesse direcionamento, a pesquisa será desenvolvida por uma equipe técnica de estagiários dos cursos de Direito, Serviço Social, Pedagogia e Psicologia, além do auxílio do Ministério Público, Conselhos Tutelares, Fórum, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Ação Social de São Miguel do Oeste.