Oficinas e visitas técnicas reúnem acadêmicos e profissionais da Engenharia de Produção
Neste ano, a 6ª Semana Acadêmica de Engenharia de Produção foi dividida em dois momentos: de 9 a 11 de maio e de 16 a 18 de maio. Durante esses dias ocorrerão oficinas sobre temas complementares ao curso. Além de softwares e programas de computador, algumas atividades estão voltadas ao desenvolvimento de liderança e das competências […]
Publicado em 11/05/2017
Por Unoesc
Neste ano, a 6ª Semana Acadêmica de Engenharia de Produção foi dividida em dois momentos: de 9 a 11 de maio e de 16 a 18 de maio. Durante esses dias ocorrerão oficinas sobre temas complementares ao curso. Além de softwares e programas de computador, algumas atividades estão voltadas ao desenvolvimento de liderança e das competências humanas. Segundo o coordenador do curso, professor João Henrique Bagetti, são conteúdos que auxiliarão o estudante na inserção do mercado de trabalho.
— Também integra a programação da 6ª Semana Acadêmica de Engenharia de Produção a realização de visitas técnicas a empresas da região e de fora do estado. Entre as visitas, estão a Marcopolo em Caxias do Sul e a Tramontina em Farroupilha, ambas no Rio Grande do Sul — relata o professor João Henrique Bagetti.
Ele explica que os temas abordados na Semana Acadêmica foram previamente pensados no final do ano passado. As oficinas já têm uma base e são apresentadas aos alunos para identificar o interesse deles. Em seguida, as propostas passam pelo Colegiado do Curso para que sejam discutidas a relevância, viabilidade e execução.
Para realizar as oficinas são utilizadas as salas de aula, os laboratórios de informática ou os próprios laboratórios das Engenharias. A oficina do Programa 5’s, por exemplo, ocorre no Bloco 8, onde é feita a parte prática de organização nos laboratórios de Soldagem e Usinagem. Já a oficina de Metrologia Aplicada a Manufatura é realizada no laboratório de Metrologia, onde sucede toda a parte de instrumentação, de ensaios específicos e de estudos de caso.
— A Semana Acadêmica também foi aberta ao público externo, por isso participam de algumas oficinas funcionários de outras empresas da região, bem como técnicos e professores da própria universidade — destaca Bagetti.