Página inicial O que acontece Novo convênio garante mais R$ 1,5 milhão para ampliação do HUST
Graduação

Novo convênio garante mais R$ 1,5 milhão para ampliação do HUST

Um novo convênio assinado hoje pela manhã pelo Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, e o diretor do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), Adgar Bittencourt, garantirá o repasse de mais R$ 1,5 milhão do Estado para as obras de ampliação da entidade de saúde de Joaçaba. O convênio foi assinado durante a visita […]


Um novo convênio assinado hoje pela manhã pelo Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, e o diretor do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), Adgar Bittencourt, garantirá o repasse de mais R$ 1,5 milhão do Estado para as obras de ampliação da entidade de saúde de Joaçaba. O convênio foi assinado durante a visita do governador Raimundo Colombo e de sua comitiva à Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna.

Os recursos serão repassados em cinco parcelas até o final do ano, quando deverá ser estabelecido novo convênio para repasse de mais recursos. Esses investimentos são direcionados à construção de mais uma ala (já em andamento), possibilitando a criação de mais 82 leitos para o hospital, que é referência em alguns serviços para mais de 50 municípios da região Meio-oeste de Santa Catarina.

Ao total, serão investidos R$ 12,5 milhões nessa obra, que a direção do hospital pretende concluir no final de 2013. O Estado já repassou R$ 1 milhão por meio de um convênio assinado em 2010 e hoje se comprometeu a repassar mais recursos no início de 2012.

Melhores condições para a saúde na região

 Durante a visita da comitiva do Governo do Estado ao HUST, o diretor do hospital falou das dificuldades enfrentadas pela entidade e pela população devido ao baixo número de leitos frente à grande demanda por atendimento e do esforço em manter um atendimento de qualidade á população.

“Hoje o HUST tem um certo equilíbrio de funcionamento e em nenhum dia, desde que a Funoesc assumiu o hospital, os pacientes deixaram de ser atendidos ou fizemos qualquer reivindicação para manter o hospital. A única coisa que fizemos foi pedir ajuda para que consigamos construir uma grande casa de saúde no meio-oeste”, disse Adgar, ressaltando que isso deve-se ao espírito de compreensão das pessoas que fazem uso dos serviços e à parceria das lideranças municipais da região.

Em seus pronunciamentos, o prefeito de Joaçaba Rafael Laske, o deputado federal Jorginho Mello, o secretário de Estado da Saúde, o Vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o governador do Estado destacaram a importância de investimentos como o formalizado hoje para a saúde no Estado. Dalmo, Eduardo e Colombo reforçaram que isso vem ao encontro da política adotada pelo Governdo, de aproximar os serviços de saúde do domicílio dos usuários, diminuindo o deslocamento necessário para obter o atendimento de saúde.

“E o caminho mais rápido e mais acertado no momento é capacitarmos os hospitais que têm características regionais ou microrregionais, como é o caso do HUST, para que possam prestar mais serviços de média e alta complexidade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde.

Colombo ainda lembrou que saúde é a primeira prioridade de qualquer família e também do Estado, que é o representante de todas as pessoas. “Mas não é fácil fazer saúde, pois temos muitos problemas. O primeiro deles, e maior, é que não há reajustes na tabela do SUS. Por isso, com muita alegria, recebo a informação de que o Hospital Universitário Santa Terezinha dá conta dos seus gastos operacionais, o que não acontece com a maioria das casas de saúde. Quando vamos a Brasília defender projetos de investimento para Joaçaba, não compreendem para que tantos recursos em uma cidade de 30 mil habitantes. Eles não entendem que Joaçaba é uma cidade com característica peculiar (…) e é uma referência para o Estado. Agora, potencializar isso significa melhorar a saúde do Estado inteiro. Não tenho dúvida de que investir aqui é investir na saúde do Estado inteiro”, disse o governador Raimundo Colombo.

O Reitor da Unoesc, por sua vez, agradeceu o apoio e a sensibilidade do Governo Raimundo Colombo. “Desde sua campanha, o senhor prometia ajudar as entidades que prestam serviços públicos, mesmo não sendo estatais. Como é o nosso caso, tenho certeza de que sua sensibilidade nos ajudará a terminar esta obra dentro do prazo pretendido”, afirmou Cimadon.

Reunião setorial

Antes da assinatura do convênio, a direção do Hospital Universitário Santa Terezinha participou de uma reunião setorial com o secretário de Estado da Saúde, secretários municipais de Saúde e dirigentes dos outros hospitais da região. Essa também foi realizada nas dependências do HUST.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.