Página inicial O que acontece Novas regras dificultam a vida de estudantes que precisam do FIES
Graduação

Novas regras dificultam a vida de estudantes que precisam do FIES

Mais de 600 estudantes da Unoesc vivem uma situação de tensão e preocupação constante: não conseguem validar sua inscrição no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) – programa do Ministério da Educação destinado a financiar o curso superior de estudantes matriculados em instituições pagas. Isso vem gerando descontentamentos desde 2010, quando ocorreram […]


Mais de 600 estudantes da Unoesc vivem uma situação de tensão e preocupação constante: não conseguem validar sua inscrição no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) – programa do Ministério da Educação destinado a financiar o curso superior de estudantes matriculados em instituições pagas.

Isso vem gerando descontentamentos desde 2010, quando ocorreram mudanças nas regras do FIES. Antes, todos os alunos interessados em obter o financiamento integral ou parcial do valor das mensalidades do curso de graduação se inscreviam em um período destinado a isso e divulgado pelas instituições de ensino. Após, era realizada uma seleção que apontava os que apresentavam maior necessidade de obter o financiamento e estes é que eram contemplados com o benefício.

Desde 2010, não há período de inscrição nem critérios para selecionar os inscritos. Na prática, como as Universidades definem um teto para o valor que poderá ser acessado pelos estudantes por meio do FIES, conseguirá o benefício quem estiver tentando validar sua inscrição no momento em que o MEC aprovar a liberação de recursos – pela conclusão do curso ou desistência de alguém que tinha o financiamento, por exemplo.

E o processo é inteiramente feito pela internet, no site do MEC, e pelo próprio aluno. “Nós temos uma comissão permanente em cada campus da Unoesc que é responsável apenas por confirmar o valor da semestralidade, a fase que está cursando e a renda apresentada pelo aluno após ele ter validado a sua inscrição”, comenta Sandra Regina Pacheco Pinheiro, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unoesc Campus de Joaçaba.

Em relação aos recursos disponíveis, embora o MEC informe aos estudantes que esse é um problema das instituições de ensino, elas não podem simplesmente aumentar o limite destinado ao financiamento dos estudos dos seus alunos, o que aumentaria o número de estudantes beneficiados. Isso ocorre em função de que o repasse do valor referente às mensalidades financiadas por parte do FIES às Universidades se dá, primeiramente, por meio da compensação de impostos devidos por esta última ao Governo Federal. Se o valor financiado fosse superior ao montante dos impostos devidos, o FIES pagaria o excedente, mas – com base na demora que já existe por parte do programa na realização dos aditamentos dos contratos já existentes e na disponibilização dos recursos para a compensação das IES – presume-se que isso poderia ser um processo demorado e geraria problemas financeiros às instituições de ensino.

Hoje, 399 estudantes de todos os Campi da Unoesc têm o financiamento do FIES. Outros 682 aguardam para se inscrever no programa, muitos dos quais manifestam seu descontentamento e revolta contra a Universidade, que nada pode fazer diante desse quadro. “A Universidade dispõe os recursos conforme o saldo de guias de recolhimento de impostos que tem a pagar e não escolhe quem vai se beneficiar com isso”, reforça o Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon.

Ele, no entanto, entende a situação vivenciada pelos estudantes que precisam do financiamento para dar sequência aos seus estudos e não conseguem. “Temos estudantes cujos pais têm fortunas e que usam o FIES para financiar seu curso de graduação, enquanto outros, mais carentes, não conseguem se inscrever”, lamenta Cimadon.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.