Página inicial O que acontece Noite da Pipoca trouxe Ana Muylaert a Joaçaba
Graduação Joaçaba

Noite da Pipoca trouxe Ana Muylaert a Joaçaba

No dia 1º de junho, os cursos de Comunicação Social da Unoesc, Campus de Joaçaba, realizaram a Noite da Pipoca e trouxeram a diretora e roteirista Anna Muylaert para comentar o filme “É proibido fumar”, lançado em dezembro de 2009. A sessão ocorreu no Auditório Afonso Dresch e reuniu centenas de pessoas, a maioria estudantes […]


No dia 1º de junho, os cursos de Comunicação Social da Unoesc, Campus de Joaçaba, realizaram a Noite da Pipoca e trouxeram a diretora e roteirista Anna Muylaert para comentar o filme “É proibido fumar”, lançado em dezembro de 2009. A sessão ocorreu no Auditório Afonso Dresch e reuniu centenas de pessoas, a maioria estudantes de Comunicação e de outros cursos oferecidos pela Unoesc.

Após assistir ao longa-metragem, o público pôde fazer suas indagações e críticas à diretora, o que ajuda a desmistificar o mundo do cinema e proporciona uma experiência importante especialmente para os estudantes dos cursos de Comunicação. “A Noite da Pipoca ajuda a valorizar o cinema nacional e para nós, estudantes de Comunicação, é uma oportunidade de compreender o que há por trás de sua produção. Depois da Noite da Pipoca, a gente passa a ter uma leitura diferente dos filmes”, afirma a acadêmica da 3ª fase de Jornalismo, Talita Varela da Silva.

Os resultados relatados pela estudante são, justamente, alguns dos objetivos do evento. De acordo com o professor Paulo Ricardo dos Santos, como Joaçaba e a maioria das cidades da região não têm mais cinemas, a Noite da Pipoca busca trazer essa cultura para dentro da universidade e, além disso, promover a discussão sobre a produção cinematográfica brasileira e sua relação com as ferramentas de comunicação.

Em termos de público e participação, a edição deste ano superou as expectativas dos organizadores. “Em 2009 tivemos a participação do Zé do Caixão, que é uma figura bastante conhecida, e nesta edição trouxemos a Anna, que é uma diretora muito importante para o cinema brasileiro, mas pouco conhecida do grande público. Mesmo assim vimos o auditório lotado, o que mostra que a Noite da Pipoca já é um evento consolidado e que desperta o interesse da comunidade”, diz Paulo.

Campanha do Agasalho

O ingresso para participar da Noite da Pipoca era um agasalho, mas ninguém economizou no número de doações. Cerca de 500 pessoas participaram e a arrecadação chegou a quase 1000 peças, que foram repassadas à Campanha do Agasalho da RBS TV.

O cinema nacional

Na tarde do dia 1º de junho, a diretora e roteirista conversou com a assessoria de imprensa da Unoesc sobre o mercado cinematográfico brasileiro. Segundo ela, há cerca de 15 anos vem ocorrendo a retomada do cinema nacional e a profissionalização das áreas de fotografia, som e roteiro, entre outras que compõem sua produção. No entanto, Anna acredita que isso ainda não pode ser chamado de mercado, uma vez que apenas a minoria dos filmes produzidos se pagam.

“O Brasil tem uma média de produção de 80 filmes por ano. A maioria é subvencionada pelo Estado e não haveria lucro se fosse uma iniciativa privada”, explica.

Sobre os desafios da produção de cinema no país, a diretora afirma que deixaram de ser a questão financeira, já que há incentivo governamental, e hoje se concentram na distribuição, isto é, em fazer o filme chegar ao público em números expressivos, e na irregularidade quanto à qualidade do que e produzido, já que algumas produções são muito boas, outras são ruins.

Para os estudantes que pensam em direcionar sua carreira profissional ao cinema, a dica que ela deixa é bastante realista.

“Cinema é uma coisa difícil e de longo prazo. A principal característica necessária é a paciência, especialmente para a direção de cinema, que exige vários conhecimentos de dramaturgia, roteiro, direção e contato com ator, fotografia, montagem, trilhas e outras. A segunda característica necessária é foco e concentração, pois tudo em cinema exige muita concentração. Em cada cena a gente tem que estar ligado em tudo, porque o cinema tenta reproduzir a vida, mesmo que de forma fantasiosa. Os pequenos detalhes podem derrubar completamente uma cena”, diz a diretora.

Mais informações sobre o filme “É proibido fumar” e a diretora e roteirista Anna Muilaert podem ser encontradas no blog dos cursos de Comunicação Social da Unoesc Campus de Joaçaba: http://www.comunicacaojoacaba.blogspot.com/.

Oficina de Cinema

Para quem deseja trabalhar ou ter mais conhecimento sobre a área, a Unoesc Joaçaba está com inscrições abertas para a Oficina de Cinema. Essa é destinada a iniciantes e acontecerá entre 15 a 30 de julho. As inscrições vão até 2 de julho. Mais informações no link http://unoesc.edu.br/eventos/oficina-de-cinema.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.