Página inicial O que acontece MPA realiza trabalho técnico em Flor do Sertão
Graduação Mestrado Chapecó

MPA realiza trabalho técnico em Flor do Sertão

A professora doutora Eliane Salete Filippim e os alunos Leandro Neuhaus, Rafael Klein Moreschi e Michel Carlesso Avila, do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Unoesc, estiveram no município de Flor do Sertão (SC) para dar início a mais um Estudo Técnico. Desta vez, o foco será a Gestão por Competências na Gestão Pública Municipal. No encontro, esteve […]


A professora doutora Eliane Salete Filippim e os alunos Leandro Neuhaus, Rafael Klein Moreschi e Michel Carlesso Avila, do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Unoesc, estiveram no município de Flor do Sertão (SC) para dar início a mais um Estudo Técnico. Desta vez, o foco será a Gestão por Competências na Gestão Pública Municipal. No encontro, esteve presente também o aluno especial do MPA, Erno Menzel, que já atuou como Prefeito Municipal e conta com vasta experiência na área pública.

Inicialmente, realizou-se uma sensibilização com os gestores municipais (Prefeito, Secretários e Diretores) quanto à importância da Gestão por Competências para os municípios, apresentando a eles uma visão geral sobre o perfil de competências do gestor público municipal com foco no desenvolvimento sustentável. Posteriormente, apresentou-se aos gestores o SIGEP (Sistema de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Municipal em Santa Catarina).

Conforme os mestrandos, o SIGEP é um sistema baseado em competências, desenvolvido pela FECAM (Federação Catarinense de Municípios), em parceria com a Unoesc e com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), com o objetivo de atenuar os problemas enfrentados pela Administração Pública Municipal no que tange à área de Gestão de Pessoas.

 — O objetivo inicial é rodar o Módulo Diagnóstico, que consiste em Mapear as Competências Necessárias para determinado cargo e Levantar as Competências Atuais que a Organização possui, a fim de identificar o gap de competências, ou seja, aquelas competências que precisam ser melhor desenvolvidas pela Administração Municipal, explicam os mestrandos.

O grupo salienta que, para fins deste Estudo Técnico, o Módulo Diagnóstico será rodado apenas com os cargos comissionados do município de Flor do Sertão/SC, ou seja, Secretários e Diretores Municipais. Sendo que esta é uma experiência pioneira, uma vez que o SIGEP nunca foi rodado com Cargos Comissionados, apenas com Cargos Efetivos.

— Por fim, após a realização desta primeira etapa e, consequente, conclusão deste Estudo Técnico, espera-se poder expandir a aplicação do SIGEP também para os Cargos Efetivos do município, bem como, espera-se poder rodar os demais módulos do sistema, a fim de poder contribuir de fato para com a melhoria da gestão pública e, consequentemente, com o desenvolvimento municipal, finalizam os mestrandos.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.