Moisés Groisman fala sobre a arte de perdoar em lançamento de pós-graduação em Chapecó
Estudantes, professores e profissionais da área de Psicologia acompanharam a palestra “A arte de perdoar” ministrada pelo médico psiquiatra, psicanalista e renomado terapeuta de família, Moisés Groisman, na Unoesc Chapecó, nesta segunda-feira (7). O evento marcou o lançamento do curso de pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica, que está com inscrições abertas, e cujas aulas iniciarão em março […]
Publicado em 08/12/2015
Por Unoesc
Estudantes, professores e profissionais da área de Psicologia acompanharam a palestra “A arte de perdoar” ministrada pelo médico psiquiatra, psicanalista e renomado terapeuta de família, Moisés Groisman, na Unoesc Chapecó, nesta segunda-feira (7). O evento marcou o lançamento do curso de pós-graduação em Terapia Familiar Sistêmica, que está com inscrições abertas, e cujas aulas iniciarão em março de 2016.
Groismann ressaltou que a teoria sistêmica tem ganhado espaço nas universidades brasileiras e destacou o pioneirismo da Unoesc Chapecó em encarar o desafio de abordar essa temática.
Criador de um modelo de terapia familiar, Groisman observa que o perdão é uma atitude ou ato individual de uma pessoa em relação a outra, que lhe infringiu uma lesão emocional ou física de maior ou menor intensidade. O palestrante explicou que, de acordo com o conceito sistêmico do perdão, todos os atos são individuais, mas comandados por histórias e vozes familiares, ou seja, não podem ser desvinculados do contexto familiar e social do agressor e do agredido.
— O indivíduo que cometeu um ato é, como todos nós, atravessado por uma cruz, verticalmente, a sua história geracional familiar, e, horizontalmente, pelos acontecimentos atuais relacionais que estimulam (potencializam) sua carga passada — comentou.
Para haver uma reconciliação, segundo Groisman, é necessário que aquele que sofreu a agressão compreenda que o agressor pertence a uma família, com sua história passada e presente, e admita, em determinados casos, que colaborou para o ocorrido. Por outro lado, é necessário que o agressor se arrependa e esteja disposto a corrigir, de alguma maneira, o que praticou.
O palestrante é criador do Núcleo-Pesquisa no Rio de Janeiro, que é a instituição de Terapia Familiar mais antiga em atividade no Brasil, além de ser um centro de formação de terapia familiar. Groisman é autor de vários livros, entre eles, Família é Deus, A arte de perdoar, O Código da Família, Terapia Familiar Breve na Infância e na Adolescência.
PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
A coordenadora do curso, professora Leonora Vidal Spiller, explica que a Unoesc Chapecó tem por objetivo ofertar um curso, antes só ofertado em grandes capitais, que possibilite ao profissional psicólogo a continuidade da formação, além da graduação, na busca por ferramentas, conhecimento e aperfeiçoamento na compreensão das relações familiares, cada dia mais complexas.
— A crescente demanda no mercado por profissionais qualificados, nas ações psicossociais e clínicas em terapia familiar exigem do profissional psicólogo, conhecimento e instrumental teórico-prático — comenta.
Leonora acrescenta que o terapeuta familiar sistêmico, ou terapeuta sistêmico, compreende os problemas em termos de sistemas de interações, comunicações e padrões de funcionamento, entre os membros de uma família, casal, sendo que estes problemas são vistos mais como resultado das interações sistêmicas do que como uma característica particular do indivíduo.
— Na proposta de terapia individual, a terapia sistêmica compreende as relações, comunicação e padrão de funcionamento do indivíduo, nos diversos sistemas dos quais ele faz parte — observa.
Com aulas quinzenais, a grade curricular do curso contemplará componentes, como: História social e conceitos sobre família; História e fundamentos do pensamento sistêmicos; Família, gênero e gerações; Ciclo vital da família; Família de origem e nuclear do terapeuta, genograma, escala de diferenciação de Bowen; Seminário de pesquisa; Terapia Familiar; Terapia de casal; Terapia individual; Formação de sintoma e diagnóstico : planejamento e estratégia de intervenção clínica; Encaminhamento e primeiro telefonema; Recursos e técnicas na terapia sistêmica; Família, dependência química e outras compulsões; comunicação; Intervenção à família com adolescente e Intervenção à família com crianças.