Mídia social ajuda na divulgação de conteúdos relacionados à saúde
Por meio do componente de Microbiologia e Imunologia, os cursos de Biotecnologia, Farmácia, e Nutrição da Unoesc Videira foram desafiados a criar o Studygram para divulgação de informações e de conteúdo de qualidade, embasado em livros e artigos científicos, além de mostrar a rotina das aulas, apresentar resumos do conteúdo, fazer uma memória da turma, […]
Publicado em 03/09/2020
Por Unoesc
Por meio do componente de Microbiologia e Imunologia, os cursos de Biotecnologia, Farmácia, e Nutrição da Unoesc Videira foram desafiados a criar o Studygram para divulgação de informações e de conteúdo de qualidade, embasado em livros e artigos científicos, além de mostrar a rotina das aulas, apresentar resumos do conteúdo, fazer uma memória da turma, realizar enquetes, aprender a criar layouts e divulgar os cursos.
— A ideia de usar as redes sociais surgiu durante o mês de junho, em um curso com coordenadores pedagógicos de universidades de todo o Brasil, quando nos foi apresentado o Studygram, que consiste em utilizar o Instagram na educação— afirmou a professora Vanessa Wegner Agostini, responsável pelo componente curricular.
Ela explica que, neste semestre, está lecionando na segunda fase dos cursos e como problematização do conhecimento no conceito-chave de Morfofisiologia Microbiana, lançou o desafio para criar e produzir material informativo sobre a Covid-19 e ouitros assuntos relevantes.
— As turmas aceitaram o desafio e definimos que poderiam criar material individualmente ou em grupos de até 3 componentes. Pelo menos duas postagens precisavam ser relacionadas à Covid-19, e uma terceira postagem poderia ser livre ou relacionada ao conteúdo apresentado em aula — afirmou.
Até o final de setembro, o foco das postagens está sendo informações com comprovação científica relacionadas à Covdi-19, causada pelo vírus Sars-CoV2. Mas, resumos da aula e assuntos relacionados ao mundo microbiológico e à pandemia de modo geral, também estão sendo aceitos.
Participação dos acadêmicos
— Os estudantes utilizam muito o Instagram e, por conta da familiaridade que têm com essa rede social, estão participando bastante, não só com a criação de conteúdo, mas também, na divulgação dos posts criados — reiterou Vanessa.
Ela conta, no entanto, que está percebendo a dificuldade de alguns alunos em transpor o que leem nos artigos para os templates no formato que o instagram solicita. A linguagem precisa ser adequada, o layout também é diferente. Muitos alunos, nas primeiras tentativas, utilizam ferramentas e tamanhos não compatíveis com as postagens para o feed.
— Para sanar essa dificuldade, apresentei para eles como funciona a criação de design para redes sociais, utilizando a plataforma do canva. E muitos estão criando layouts criativos — completou a professora.
O conteúdo foi discutido em sala de aula, eles já sabem caracterizar vírus, bactérias, fungos, protozoários e algas, que compõem o mundo microscópico. Mas ao fazer esse trabalho, que exige leituras extras, organização de resumos, transposição da linguagem para as redes sociais e criação de conteúdo, os estudantes estão desenvolvendo muitas habilidades e atitudes que levarão para a vida profissional.
— Com a pandemia e após ela, muitas coisas não voltarão ao que eram antes. Os estudantes do ensino superior precisam estar preparados, não somente com domínio teórico, mas especialmente conectando o conhecimento às pessoas. E neste sentido o Studygram é uma excelente ferramenta para contribuir com essa realidade — concluiu.
O perfil no Instagram foi criado no início de agosto de 2020 e já conta com 171 seguidores, 39 postagens e 20 destaques.