Página inicial O que acontece Mestrado em Sanidade e Produção Animal realiza atividades sobre empreendedorismo e inovação
Graduação Mestrado Xanxerê

Mestrado em Sanidade e Produção Animal realiza atividades sobre empreendedorismo e inovação

Durante o mês de novembro e dezembro, os alunos do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal da Unoesc (PPGSPA), orientados pela professora doutora Graciele Tonial, realizaram atividades com foco no empreendedorismo e na inovação. As atividades ocorreram na disciplina de Empreendedorismo e Marketing Rural, com o objetivo de desenvolver novos modelos de negócio […]


Durante o mês de novembro e dezembro, os alunos do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal da Unoesc (PPGSPA), orientados pela professora doutora Graciele Tonial, realizaram atividades com foco no empreendedorismo e na inovação.

As atividades ocorreram na disciplina de Empreendedorismo e Marketing Rural, com o objetivo de desenvolver novos modelos de negócio a partir das ideias de projetos para as dissertações, considerando o cenário de tendências e perspectivas de inovação no agronegócio.

Os projetos foram desenvolvidos por meio da metodologia de Design Thinking, utilizando técnicas de brainstorming e ferramentas como Canvas e o Bussines Model Canvas.

Ao final da disciplina, no dia 11 de dezembro, aconteceu a banca de apresentação dos pitch das ideias de negócios. A banca foi formada pela coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação, Serviços e Inovação da Unoesc Xanxerê, professora Marcieli Maccari, pelo coordenador do Hospital Veterinário da Unoesc Xanxerê e do Programa Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação da ACIX (TEIA), professor Realdo Tavares dos Santos, pelo empreendedor Gustavo Damschi, investidor e consultor em empreendedorismo e inovação, além de professores da Unoesc.

O acadêmico Dino Garcez relata que considerou a atividade bastante produtiva.

— Num primeiro momento, analisamos as tendências de mercado de cada segmento e, posteriormente, montamos um modelo de negócio com base nos respectivos projetos de mestrado dos alunos da turma. Desde a concepção do projeto, no meu caso, avaliei com a minha orientadora, professora Lilian Kolling Girardini, a possibilidade de incluir um tema que fosse relevante para o segmento de avicultura, focado em avaliar compostos inovadores para o controle de Salmonella de origem aviária. Com a realização do seminário foi possível verificar que há um potencial de faturamento considerável nestes compostos quando transformados em aditivos nutricionais. Assim, fiquei muito satisfeito com o resultado do modelo de negócio e também por aplicar a metodologia ensinada — relata Dino.

A professora Graciele destaca que a proposta foi desafiadora, mas muito proveitosa.

— Foi possível observar o grande potencial por parte dos estudantes, com interesse em trazer soluções engajadas nas propostas de melhorias com base nos estudos de suas áreas de formação e de suas dissertações — comenta a professora.

Para a coordenadora do PPGSPA, professora Giovana Camillo, a disciplina ofertada é um grande diferencial para a vida profissional dos alunos do Mestrado.

— Tenho certeza que também foi desafiador para eles. Porém, o envolvimento dos seus projetos de pesquisa em possíveis ideias de negocio tornou a atividade extremamente aplicável no contexto da sanidade e produção animal. Isso reflete a preocupação do Programa em engajar seus acadêmicos na pesquisa de futuras soluções para problemas regionais, buscando fomentar a cultura do empreendedorismo e inovação no segmento do agronegócio, possibilitando o contato direto com vivências práticas nas diversas áreas da gestão de negócios — finaliza a coordenadora.

*Com informações da professora Graciele Tonial.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.