Medicina Veterinária comemora 10 anos com evento especial
O curso de Medicina Veterinária, sediado no Campus de Xanxerê, completa, em 2012, dez anos de existência. E, para comemorar a data, o Campus de Xanxerê realizou, na última sexta-feira (13), evento especial. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais, da Cidasc, do Conselho Regional […]
Publicado em 18/04/2012
Por Unoesc
O curso de Medicina Veterinária, sediado no Campus de Xanxerê, completa, em 2012, dez anos de existência. E, para comemorar a data, o Campus de Xanxerê realizou, na última sexta-feira (13), evento especial.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais, da Cidasc, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, das polícias civil e militar e da sociedade civil, além de dirigentes, funcionários e professores do Campus II, onde está instalado o curso.
Inicialmente, houve homenagem a pessoas que contribuíram para a instalação e consolidação do curso em Xanxerê. Nesse momento, os ex-prefeitos Avelino Menegolla e Hélio da Silva Winckler e o professor Éderson Bisognin Bortolotto, primeiro coordenador do curso, foram agraciados com uma placa de agradecimento.
Na sequência, no momento dos pronunciamentos, o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, assinalou a importância do curso para o desenvolvimento de Xanxerê e da região. O vice-reitor do Campus de Xanxerê, professor Genesio Téo, por sua vez, destacou os esforços empreendidos para a instalação inicial e fortalecimento do curso ao longo dos anos.
Prosseguindo, os presentes assistiram a um audiovisual que relatou a trajetória dos dez anos do curso de Medicina veterinária. Ao final da solenidade, todos participaram de um coquetel.
Estrutura sólida
Atualmente, o curso de Medicina Veterinária possui uma área construída de mais de 7.000 metros quadrados. Conta, assim, com uma ampla e moderna infraestrutura, tanto física quanto acadêmica, possuindo, em seus quadros, a grande maioria de professores com mestrado ou doutorado.
Além de salas de aula, biblioteca, auditório, duas granjas (Suinocultura e de Aves) e laboratórios específicos para atender as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o curso dispõe ainda de um Hospital Veterinário, com mais de 4.500 metros quadrados de área, totalmente preparado para realizar os mais diversos procedimentos em pequenos e grandes animais.
Importante demanda regional
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Djane Dallanora, que recentemente assumiu a função, explica que o curso atua cumprindo uma importante demanda regional.
– O curso está inserido em uma região geográfica em franca expansão e transformação. Além da vocação agrícola e pecuária em pequenas propriedades, a produção de alimentos e o mercado relacionado aos animais de companhia vêm crescendo continuamente. Nesse contexto, o curso se apresenta como uma opção de formação de nível superior próxima da realidade dos acadêmicos, preparando-os para a realidade regional inserida nas principais tendências globais.
Ela afirma, ainda, que o curso apresenta-se como um polo de pesquisa, extensão e ensino localizado no coração da produção de suínos, aves e bovinos de leite do Sul do Brasil.
– Geramos conhecimento de aplicabilidade prática, o qual gera resultados imediatos e traz desenvolvimento a toda a região.
Para a coordenadora, o curso, mesmo que já tenha um caminho sólido trilhado, ainda tem desafios pela frente.
– O principal desafio de um curso dinâmico, como é o caso de Medicina Veterinária, é conciliar a formação básica dos acadêmicos com a evolução rápida e contínua da sociedade atual. Precisamos, então, acompanhar as tecnologias e a rapidez com que são geradas e também ser fonte geradora de tecnologias.
Ela cita, nesse aspecto também, os estudos para implantação de um Mestrado na área.
– Além dos fatores relacionados à graduação, nosso grande desafio é a implantação do Mestrado em Medicina Veterinária. Já contamos com cursos em nível de especialização e estamos pleiteando o Mestrado. Dessa forma, definitivamente nos consolidaremos como referência de geração de conhecimento em nível nacional. Temos estrutura física, equipamentos e quadro docente habilitado, o que nos motiva a encarar esse grande desafio.
A coordenadora conclui observando que a sociedade tem expectativas em relação ao profissional formado em Medicina Veterinária pela Unoesc.
– Indo além do conhecimento técnico básico requerido desse profissional, buscamos, então, fundamentar nosso ensino nos conceitos de ética, honestidade, seriedade e comprometimento. Entendemos que, apesar de ser um curso voltado para o trabalho com os animais, o médico veterinário é muito exigido no sentido de ter habilidade no relacionamento interpessoal. Por tudo isso, posso afirmar, com convicção, que atendemos às expectativas da sociedade.