Medicina realiza Mostra de Dramatizações em Bioética
Nesta quarta-feira (21), o Núcleo de Bioética (NUBIO) do Curso de Medicina da Unoesc Campus de Joaçaba realizou a I Mostra de Dramatizações em Bioética. A Mostra consistiu na apresentação de oito vídeos produzidos por alunos da 4ª e da 7ª fases abordando temas importantes no exercício da profissão e que fazem parte do contexto […]
Publicado em 22/09/2011
Por
Nesta quarta-feira (21), o Núcleo de Bioética (NUBIO) do Curso de Medicina da Unoesc Campus de Joaçaba realizou a I Mostra de Dramatizações em Bioética. A Mostra consistiu na apresentação de oito vídeos produzidos por alunos da 4ª e da 7ª fases abordando temas importantes no exercício da profissão e que fazem parte do contexto das disciplinas de Ética e de Sociedade e de Ética Médica.
A equipe vencedora da Mostra abordou a situação “como dizer a verdade sobre morte do paciente durante a cirurgia”. Era composta pelas alunas Sara Renata Rigo, Danielle Iwanaga Bezerra de Melo, Jéssica Dias Godinho e Beatriz Sartori, da 4ª fase. Cada uma recebeu um livro de Bioética.
O vídeo que ficou em segundo lugar abordou o “atendimento de paciente em greve de fome”. Já o terceiro colocado falou sobre “comunicação de perda fetal”.
Os demais vídeos apresentados abordaram as seguintes situações: “abandono plantão antes da chegada do substituto”, “como dizer a verdade ao paciente na comunicação de diagnóstico de AIDS”, “Discriminação de pacientes em marcação de consultas”, “Recusa de transfusão de testemunha de Jeová” e “Revelação do Sigilo Médico”.
O Evento foi coordenado pelo professor Elcio Luiz Bonamigo. A banca julgadora foi composta pelos professores Bruno Schlemper Júnior e Jussara Marcondes de Quadros. Participaram 81 alunos da primeira à sétima fase.