Página inicial O que acontece Livro “Rotas para agricultura sustentável” é lançado na Unoesc Maravilha
Notícia Ensino Maravilha

Livro “Rotas para agricultura sustentável” é lançado na Unoesc Maravilha

O engenheiro agrônomo, André Luiz Rech, apresentou aos estudantes do Curso de Agronomia da Unoesc Maravilha seu livro “Rotas para agricultura sustentável”. De acordo com o autor, a obra é fruto de materiais, ensinos e aprendizados obtidos, em especial, nos últimos anos, por meio de trabalhos técnicos, pesquisas, vivências e desafios compartilhados no universo do Agro.

Com 120 páginas, divididas em 33 tópicos, o livro apresenta linguagem acessível, facilitando o entendimento dos agricultores, consultores e estudantes. Nele, é possível acompanhar tópicos como: descompactação do solo e a mente; como aumentar as minhocas do solo; como aumentar a infiltração de água no solo; como aumentar a qualidade e qualidade da matéria orgânica; quantos quilogramas de nitrogênio e ervilhaca fixa por hectare; como proceder para implantar o verdadeiro sistema produtivo direto com múltiplas raízes; como melhorar os ambientes de produção para colher com menos chuva; como racionalizar insumos, aumentando a utilização dos recursos naturais, entre outros.

— O livro é atemporal e traz diversos princípios. São princípios didáticos importantíssimos que a nossa natureza nos ensina, colocado em tópicos bem desenhados, bem descritos, para facilitar o entendimento do agricultor. É fazer pouco, mas bem feito, para melhorar os seus manejos nos ambientes de produção e reduzir custos, reduzir as plantas daninhas, reduzir erosão, colher com menos chuva, aumentar a estabilidade e a performance — reforça o autor.