Linguagem e Comunicação Jurídica: inscrições encerram hoje
A Unoesc Virtual Campus de Videira informa que o período de inscrições para a segunda turma do curso de Linguagem e Comunicação Jurídica, destinado a estudantes e profissionais da área de Direito, termina hoje, 31 de maio. As aulas iniciam no dia 14 de junho e encerram no dia 11 de agosto. O curso será […]
Publicado em 31/05/2010
Por Unoesc
A Unoesc Virtual Campus de Videira informa que o período de inscrições para a segunda turma do curso de Linguagem e Comunicação Jurídica, destinado a estudantes e profissionais da área de Direito, termina hoje, 31 de maio.
As aulas iniciam no dia 14 de junho e encerram no dia 11 de agosto. O curso será oferecido na modalidade de ensino a distância e vai possibilitar que o participante utilize adequadamente a comunicação na produção de textos jurídicos, bem como o bom uso da linguagem escrita e oral.
“A utilização de uma linguagem excessivamente rebuscada na elaboração de peças processuais, repleta de jargões e bordões vem causando preocupação devido ao emprego, muitas vezes, de forma equivocada da língua portuguesa na elaboração dos textos”, aponta Rosa Pasquale, coordenadora de EaD no campus de Videira. “Quantos de nós ao nos depararmos, por exemplo, com uma peça processual, pouco ou quase nada entendemos devido à forma como a mesma foi descrita? A mensagem tem que ser bem entendida tanto por quem julga como por quem intermedeia, quanto pelas demais partes envolvidas”, afirma.
O objetivo maior, segundo a coordenadora, é propor um exame crítico acerca dessa fundamental ferramenta de trabalho do profissional da área jurídica, buscando discutir, refletir, reavaliar e readequar a linguagem aplicada ao contexto jurídico. “Comunicar-se bem é, entre outras, uma forma de exercer influência e demonstrar responsabilidade cultural e social”, reforça Rosa.
A construção do texto, obtenção de clareza, concisão e unidade textual, a aplicação das diferentes modalidades textuais no português jurídico, argumentação e raciocínio jurídico são partes do conteúdo a ser ministrado durante o curso.
O curso será ministrado totalmente a distância, utilizando ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto será necessário que o participante tenha familiaridade com o uso do correio eletrônico, processador de texto e com navegação na internet.
Clique aqui para obter maiores informações e fazer a sua inscrição. Vagas limitadas.