Lançada revista eletrônica Unoesc & Ciência
Veículo proporciona visibilidade e maior intensidade à publicação científica institucionalizada Foi lançada na última semana a revista Unoesc & Ciência, uma publicação totalmente eletrônica, voltada à divulgação das pesquisas desenvolvidas por acadêmicos, sob a supervisão de professores da instituição. O periódico contempla investigações próprias acerca de cada área do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, […]
Publicado em 06/08/2010
Por
Veículo proporciona visibilidade e maior intensidade à publicação científica institucionalizada
Foi lançada na última semana a revista Unoesc & Ciência, uma publicação totalmente eletrônica, voltada à divulgação das pesquisas desenvolvidas por acadêmicos, sob a supervisão de professores da instituição. O periódico contempla investigações próprias acerca de cada área do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.
Segundo o Vice-reitor Acadêmico, Luiz Carlos Lückmann, a revista foi criada com o objetivo de publicar artigos decorrentes de Trabalhos de Conclusão de Curso e de monografias de alunos da Graduação e Pós-graduação da Unoesc. “Quer-se com ela dar visibilidade e maior intensidade à publicação científica institucionalizada, o que é uma das metas da área acadêmica da instituição. Até então, as monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso eram produzidos pelos nossos acadêmicos e arquivados na Biblioteca. Agora, os melhores trabalhos podem ser transformados em artigos e publicados”, diz o Vice-reitor.
Conforme destaca Lückmann, a publicação de artigos por alunos, em parceria com seus professores, será um diferencial tanto para a formação desses acadêmicos quanto para o mercado do trabalho.
A revista é coordenada por um editor e três coeditores, todos eles diretores de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão dos Campi da universidade: Dagmar Bittencourt Mena Barreto, Ieda Margarete Oro, Marcelo Zenaro e Claudio Luiz Orço. O papel dos editores é o de selecionar os melhores artigos para publicação, o que é feito por meio do Comitê de Pesquisa de cada Campus.
Formato eletrônico
A Revista foi publicada em formato eletrônico e disponibilizada on-line neste site, no link Periódicos Eletrônicos (http://editora.unoesc.edu.br), da Editora Unoesc. O mesmo link já disponibiliza os demais periódicos institucionais.
Segundo a coordenadora da Editora, Débora Diersmann Silva Pereira, isso facilitará para os autores o processo de submissão dos artigos, além de proporcionar melhor visibilidade à publicação em nível nacional, ocasionando, dessa forma, melhor pontuação para todas as revistas no webqualis (conjunto de procedimentos utilizados para a estratificação de periódicos de produção intelectual, da Capes).