Página inicial O que acontece Laboratório de Microbiologia da Unoesc orienta a comunidade sobre como melhorar a qualidade da água
Graduação Sustentabilidade São Miguel do Oeste

Laboratório de Microbiologia da Unoesc orienta a comunidade sobre como melhorar a qualidade da água

Nesta segunda-feira, dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água.Em São Miguel do Oeste, o Laboratório de Microbiologia da Unoesc continua  realizando um trabalho intenso de orientação e conscientização na comunidade com o objetivo de melhorar a qualidade da água da região. Segundo a professora, doutora em Microbiologia Agrícola e do Meio Ambiente, Eliandra Rossi, […]


Nesta segunda-feira, dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água.Em São Miguel do Oeste, o Laboratório de Microbiologia da Unoesc continua  realizando um trabalho intenso de orientação e conscientização na comunidade com o objetivo de melhorar a qualidade da água da região.

Segundo a professora, doutora em Microbiologia Agrícola e do Meio Ambiente, Eliandra Rossi, no ano de 2020, o Laboratório registrou um aumento de amostras impróprias para o consumo. Esse percentual subiu de 28,42% para 35,48%.

— Percebemos que, em função da estiagem, muitas pessoas reativaram poços, que estavam, na maioria das vezes, desprotegidos — explica a professora.

Entretanto, a região Extremo-oeste catarinense apresentou grandes avanços na qualidade da água em quase duas décadas. Em 2003, quando o Laboratório de Microbiologia da Unoesc iniciou as suas atividades, o percentual de amostras impróprias para o consumo humano era de 81,04%. A diminuição desse número foi possível graças ao trabalho de conscientização e orientação com a comunidade, realizado pela Unoesc com o apoio de diversas entidades do município.

A professora Eliandra destaca a importância de fazer a análise de água das residências a cada seis meses.

— As contaminações não são vistas a olho ‘nu’ e, por vezes, a água pode se tornar um veículo de várias doenças gastrointestinais, tais como: amebíase, giardíase, ascaridíase, salmonelose, rotavirose, hepatite A, gastrite por Helicobacter pylori, cólera, entre outras — alerta a professora.

Uma parcela da população que nunca realizou a análise, por falta de informações ou condições financeiras, é envolvida nos projetos de pesquisa da Universidade.

— Na maioria desses casos, observamos 70% a 90% de amostras impróprias para o consumo. Nesses locais, 80% a 90% da população acredita que consome água de ótima qualidade, pois não apresenta alterações na cor, odor e gosto — detalha a professora Eliandra Rossi.

Desde 2003, o Laboratório de Microbiologia da Unoesc São Miguel do Oeste realizou em torno de 13,4 mil análises, por meio da prestação de serviços, e cerca de 2 mil provenientes de projetos de pesquisa.

COMO MELHORAR OU MANTER A QUALIDADE DA ÁGUA

Para melhorar ou manter a qualidade da água é preciso adotar cuidados importantes. A lavagem e desinfecção das caixas devem ser feitas a cada seis meses. As caixas também devem estar bem fechadas, impedindo a entrada de resíduos.

Poços devem ser protegidos e estar localizados distantes de fossas ou do descarte de resíduos. Os filtros devem ser limpos e trocados com frequência, conforme as instruções do fabricante. Além disso, é necessário fazer uma análise periódica da água consumida.

LIVE NA RÁDIO UNOESC FM

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Água, orientar e conscientizar a população, a Rádio Unoesc FM realizará uma live pelo Facebook, nesta segunda-feira (22), a partir das 15h. A live contará com a participação da professora da Unoesc São Miguel do Oeste, doutora Eliandra Mirlei Rossi, e do coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoesc Xaxim, professor Danny Kufner.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.