Juristas de renome nacional palestram na Semana de Estudos Jurídicos da Unoesc
Mais de 500 acadêmicos e profissionais participaram, entre os dias 14 e 18, da 22ª Semana de Estudos Jurídicos da Unoesc São Miguel do Oeste e da 12ª Semana de Estudos Jurídicos da Unoesc Pinhalzinho. O evento reuniu renomados juristas do Direito Brasileiro para debater temas atuais. O evento foi aberto pelo desembargador e presidente […]
Publicado em 23/09/2020
Por Unoesc
Mais de 500 acadêmicos e profissionais participaram, entre os dias 14 e 18, da 22ª Semana de Estudos Jurídicos da Unoesc São Miguel do Oeste e da 12ª Semana de Estudos Jurídicos da Unoesc Pinhalzinho. O evento reuniu renomados juristas do Direito Brasileiro para debater temas atuais.
O evento foi aberto pelo desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Jaime Ramos, que abordou sobre os desafios das eleições municipais de 2020. A flexibilização das licitações em meio à pandemia foi tema da palestra da Coordenadora de Aspectos Jurídicos da Diretoria de Licitações e Contratações do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Caroline de Souza.
No terceiro dia do evento, os acadêmicos e profissionais da área acompanharam a palestra “Quando o crush vira Direito” com o pós-doutor em Direito, professor Conrado Paulino da Rosa. A Semana de Estudos Jurídicos teve sequência com a palestra “Novas reflexões sobre o devido processo legal”, ministrada pelo pós-doutor, professor Fredie Didier Júnior. O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Marcos Augusto Brandalise, encerrou a Semana de Estudos Jurídicos com a palestra “Aspectos destacados do Pacote Anticrime”.
Segundo o coordenador do curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Peterson Schaedler, essa foi a primeira Semana de Estudos Jurídicos on-line, transmitida pelo canal do Youtube.
— Ao mesmo tempo em que foi um grande desafio, a realização do evento on-line permitiu a participação de renomados juristas do Direito Brasileiro. As lives trouxeram um alto nível de discussão dos temas propostos com muita interação dos acadêmicos e professores — destaca o professor.
A coordenadora do curso de Direito da Unoesc Pinhalzinho, professora Fernanda Trentin, avalia que o evento contribuiu significativamente para a formação profissional dos acadêmicos.
— A Semana de Estudos Jurídicos foi extremamente positiva, pois tivemos a oportunidade de ouvir profissionais renomados. O Direito é feito de diversos posicionamentos e de argumentações sobre temas e é importante que os acadêmicos conheçam o posicionamento de outros profissionais — avalia a professora, destacando a importância dos acadêmicos terem conteúdos e experiências diferentes.
Para a acadêmica Daniela Sasso, durante o evento, foi possível adquirir conhecimento com profissionais de destaque na área do Direito.
— Participar de uma live com o professor Fredie Didier foi algo inesquecível, foi como tirá-lo de dentro dos nossos livros preferidos de estudo — conclui a acadêmica.