Jantar de harmonização de vinhos e carnes ovinas e caprinas
Unoesc Campus de Videira firma parceria com o núcleo de Ovinocultura e Caprinocultura de Iomerê. No dia 09 de fevereiro, a Coordenação do curso de Nutrição da Unoesc câmpus de Videira e o professor dr. Vinícius Calliari, em parceria com o Núcleo Regional de Criadores de Ovinos e Caprinos e CTG Tropeiro Crioulo de Iomerê, […]
Publicado em 15/02/2012
Por Unoesc
Unoesc Campus de Videira firma parceria com o núcleo de Ovinocultura e Caprinocultura de Iomerê.
No dia 09 de fevereiro, a Coordenação do curso de Nutrição da Unoesc câmpus de Videira e o professor dr. Vinícius Calliari, em parceria com o Núcleo Regional de Criadores de Ovinos e Caprinos e CTG Tropeiro Crioulo de Iomerê, contando com diversos convidados, realizaram um jantar de harmonização de vinhos com preparações de carnes ovinas e caprinas.
O evento foi realizado no Centro de Convivência da Unoesc – Câmpus de Videira, com cardápio experimental que será oferecido no II Seminário Regional de Ovinicultura e Caprinocultura, que acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro deste ano, no município de Iomerê.
O jantar foi criado com o propósito de padronizar as preparações das seis receitas com carnes ovinas e caprinas, nos laboratórios de Nutrição e Usina de Alimentos do Bloco K da Unoesc e desenvolver Fichas Técnicas de Preparação e cálculo de valores nutricionais como quilocalorais, carboidratos, gorduras, proteínas e sódio.
O “II Seminário Regional de Ovinicultura e Caprinocultura” tem por objetivo fomentar a atividade com ovinos e caprinos nas propriedades, visando desta forma, ao melhor aproveitamento das áreas ocupadas, bem como melhoria da genética por meio de cruzamento e manejo, utilizando um controle de cadastro permanente que favorecerá o intercâmbio entre os produtores. Também está entre os objetivos, a divulgação e expansão dos produtos dessa origem, bem como o estímulo ao consumo dos mesmos, buscando assim, um melhor aproveitamento.
Para o dia do evento, alunas voluntárias dos cursos de Nutrição e Engenharia de Alimentos irão aplicar uma análise sensorial para leigos, para verificação de teste de aceitabilidade das preparações oferecidas no almoço, juntamente com uma apresentação das receitas e seus valores nutricionais.
O jantar de harmonização contou ainda com a presença de dirigentes da Unoesc e do prefeito de Iomerê, Antoninho Baldissera, o qual enalteceu a importância para o núcleo, bem como ao setor do agronegócio, a parceria firmada com a Universidade. “A ovino e caprinocultura vêm crescendo em nosso município e vários produtores rurais já estão investimento nesta área. Agora com o apoio técnico e científico oferecido pela universidade, o produto terá maior valor agregado expandindo a oferta, e consequentemente, mais renda para as propriedades”, apontou Baldissera.