Intercâmbio em Portugal oportuniza experiências e conhecimentos para estudantes do curso de Engenharia Civil
Publicado em 12/03/2025
Por Imprensa Unoesc

Um intercâmbio é uma imersão em uma nova cultura e a oportunidade de novos aprendizados, e foi em busca disso que os estudantes da sétima fase do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, Yuri Bianchi e Luís Giacomo Gottert Bonatto, embarcaram em uma jornada rumo a Portugal. Atualmente eles estão estudando no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).
Para Yuri, a viagem começou marcada pela emoção de voar em um avião. Depois ele foi surpreendido pela ótima estrutura oferecida pela Universidade, principalmente no laboratório de Engenharia Civil que possui os mais diversos equipamentos para testes e práticas.
— O que me motivou a fazer este intercâmbio foi justamente essa oportunidade de vivenciar coisas novas e adquirir novos conhecimentos, bem como conhecer um pouco melhor a cultura, as tradições e os costumes do país que no passado colonizou o Brasil —salientou Yuri.
Luís destaca que a locomoção em Lisboa foi um desafio no começo, mas agora, com o passe, permite explorar toda a região gratuitamente, e está pronto para desbravar a cidade. A riqueza cultural e histórica de Portugal tem chamado a atenção dos estudantes.
— O idioma com seu sotaque e expressões características, no começo, me pegou de surpresa, mas agora estou mais adaptado e a experiência tem sido incrível — afirmou.
Para os estudantes, a possibilidade de estudar em uma universidade estrangeira tem gerado diferentes trocas de conhecimento com professores e estudantes de outros países, o que segundo eles irá agregar muito à carreira profissional.
— Tenho certeza que vou crescer pessoal e profissionalmente. Tudo está sendo muito proveitoso — ressaltou Yuri.
— Só quem faz um intercâmbio entende de fato como é importante. Por isso recomendo que não deixem a oportunidade passar — concluiu Luís.