I Encontro Psicológico reúne acadêmicos e profissionais
O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou, no dia 14 de maio, o I Encontro Psicológico “No Sofá”, contando com a participação de acadêmicos de todas as fases do curso. “Pandemia e Sonhos: Uma Perspectiva Junguiana”, foi o tema do encontro realizado de forma on-line. A fala foi ministrada pelo prof. Dr. Marlon Xavier, psicólogo […]
Publicado em 19/05/2020
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou, no dia 14 de maio, o I Encontro Psicológico “No Sofá”, contando com a participação de acadêmicos de todas as fases do curso. “Pandemia e Sonhos: Uma Perspectiva Junguiana”, foi o tema do encontro realizado de forma on-line. A fala foi ministrada pelo prof. Dr. Marlon Xavier, psicólogo pesquisador da Univesitat Oberta de Catalunya – Espanha.
Na oportunidade, o prof. Marlon discorreu sobre o contexto da pandemia a partir da análise da psicologia analítica, proposta por Carl Gustav Jung (1875-1961) – psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica, propôs e desenvolveu conceitos de inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins até os dias de hoje. Além de explicar conceitos que adentram na referida corrente teórica, Marlon apresentou sonhos e conteúdos que mexem com o inconsciente coletivo, sendo um conjunto de imagens latentes, compartilhadas por toda a humanidade, que tendem a se manifestar por meio de sonhos, conceito próprio de Jung.
Segundo o prof. Dr. Adriano Schlösser, coordenador do curso de Psicologia da Unoesc Videira, o contato dos acadêmicos de Psicologia com as múltiplas abordagens teóricas é fundamental no processo de aprendizado para posterior decisão frente a uma corrente teórica a ser seguida.
—Para os acadêmicos, o contato com o profissional foi rico, trazendo questionamentos e compreensões frente à psicologia analítica— reforçou Schlösser.
A atividade realizada faz parte do projeto “Encontros Psicológicos”, que por hora, seguirá sendo realizado virtualmente.
—Pretendemos com estes encontros buscar fenômenos do cotidiano a serem analisados por meio de abordagens psicológicas, enriquecendo assim, a formação conceitual acadêmica— concluiu o coordenador do curso.