Página inicial O que acontece HUST inaugura novo espaço do Centro de Diagnóstico por Imagem
Graduação Joaçaba

HUST inaugura novo espaço do Centro de Diagnóstico por Imagem

Governador do Estado participou da inauguração e garantiu mais R$ 1,5 milhão para as obras de ampliação do hospital O Hospital Universitário Santa Terezinha inaugurou nesta sexta-feira um novo espaço do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDIH), que agora passa a oferecer também o serviço de ressonância magnética. A inauguração aconteceu no início da noite […]


Governador do Estado participou da inauguração e garantiu mais R$ 1,5 milhão para as obras de ampliação do hospital

O Hospital Universitário Santa Terezinha inaugurou nesta sexta-feira um novo espaço do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDIH), que agora passa a oferecer também o serviço de ressonância magnética. A inauguração aconteceu no início da noite de sexta-feira, com a presença do Governador do Estado, Raimundo Colombo, do Secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, além de autoridades da região, médicos, funcionários do hospital e pessoas da comunidade.

Conforme explica Rodolpho Luiz de Faria Marsico ¬– médico radiologista da Digimax, empresa responsável pela execução dos exames do CDIH –, o hospital já oferecia os serviços de radiologia, composto por tomografia computadorizada multi-slice, radiografia digital, mamografia digital e ultrassonografia. A partir de agora, passará a oferecer também o serviço de ressonância magnética, com um aparelho de alto campo (1.5 tesla) que permitirá a realização de ressonâncias de todas as partes do corpo. No novo espaço também foi instalado mais um aparelho ultrassonografia que, agora, são três no hospital.

O investimento para a construção do espaço físico de 400 m2 e para a compra dos equipamentos foi de R$ 3 milhões, provenientes de um financiamento junto ao BNDS (R$ 2 milhões) e de recursos do próprio hospital.

– Estamos entregando uma parcela de tecnologia extremamente importante para conseguirmos avançar dentro do processo de cuidar das pessoas, de diagnóstico e aperfeiçoamento do sistema médico – disse o diretor do hospital, Adgar Bittencourt, lembrando ainda que a inauguração ocorria no Dia do Médico, profissional que considera um parceiro indispensável para a realização dos projetos do hospital.

Parcerias com o Governo do Estado

Adgar também destacou a importância da presença do governador na inauguração, dizendo que embora os recursos aplicados na construção do novo espaço do CDIH não tenham vindo do Governo do Estado, o hospital mantém uma parceria muito importante com o Estado para suas melhorias a ampliação.

– Não entendemos parceria pela metade. O Governo do Estado tem sido um grande parceiro do hospital e da cidade – afirmou, lembrando que até o final das obras de ampliação do hospital o Governo do Estado terá investido R$ 10 milhões. Ele também aproveitou a ocasião para entregar o pedido de mais R$ 1,5 milhão para ser investido na parte arquitetônica da nova ala.

O Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, o secretário de Desenvolvimento de Desenvolvimento Regional, Ricardo Grando, e o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, também destacaram a importância do espaço que era inaugurado e do apoio do Governo do Estado em todo o processo de revitalização e ampliação do HUST.

– Quando recebemos o hospital, foi nosso compromisso fazer com o que o Hospital Santa Terezinha realmente fosse uma casa de excelência em prestação de serviço em saúde para essa grande região. E temos conseguido isso não somente pelo nosso trabalho, mas pelas parcerias que temos especialmente com o Governo do Estado – destacou o Reitor, lembrando que os avanços que o HUST vem obtendo nos últimos anos também são fruto da parceria com os municípios e do zelo que o próprio hospital e a Funoesc têm em fazer com que todos os recursos sejam bem aplicados e postos a serviço da população da região.

O Governador, por fim, também elogiou o compromisso da Funoesc em assumir a gestão de um hospital, dizendo que nenhuma outra Universidade do Estado faz isso, e destacou a importância da melhoria dos serviços de saúde nas diversas regiões, motivo pelo qual o Governo do Estado investe na melhoria da estrutura em cada região.

– Não tem como fazer saúde com qualidade sem acompanhar os avanços tecnológicos. Eles cada dia são maiores, são mais rápidos, são mais importantes – afirmou.

O Governador ainda se comprometeu em repassar o R$ 1,5 milhão para o custeio da parte arquitetônica das obras de ampliação do hospital e se dispôs a auxiliar na busca de recursos junto ao Governo Federal para a aquisição dos equipamentos que serão necessários para colocar a nova ala em funcionamento.

Presenças

Além das autoridades já mencionadas, também estiveram presentes na inauguração os deputados Celso Maldaner e Moacir Sopelsa, o diretor dos Fundos Estaduais, Celso Calcanhoto, os prefeitos de Luzerna e Catanduvas, Moises Diersmann e Gisa Aparecida Giacomin, o vice-prefeito e Secretário de Saúde de Joaçaba, Marcos Weiss, o presidente e o Vice-presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba, Elói Hoffelder e Francisco Moreira Lopes, entre outros vereadores, lideranças públicas e da sociedade civil.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.