Página inicial O que acontece FACE 2013 – Escolha profissional requer reflexão
Graduação Chapecó

FACE 2013 – Escolha profissional requer reflexão

Sensibilizar os jovens para a importância de refletir sobre a escolha profissional foi o principal objetivo da palestra conduzida pela psicóloga  Michele Gaboardi Lucas,  durante a 4ª edição da Feira de Conhecimento, Cultura e Educação (FACE),  no Parque da Efapi em  Chapecó.  Pós graduada em psicologia organizacional e do trabalho, ela é orientadora profissional e […]


Sensibilizar os jovens para a importância de refletir sobre a escolha profissional foi o principal objetivo da palestra conduzida pela psicóloga  Michele Gaboardi Lucas,  durante a 4ª edição da Feira de Conhecimento, Cultura e Educação (FACE),  no Parque da Efapi em  Chapecó.  Pós graduada em psicologia organizacional e do trabalho, ela é orientadora profissional e professora na UNOESC Chapecó e Xanxerê.

Segundo a psicóloga, escolher uma profissão requer reflexão sobre três pontos principais: autoconhecimento, mercado de trabalho e sobre a escolha propriamente dita. O autoconhecimento está relacionado às características e habilidades individuais, o que chama mais atenção do estudante e por que. No quesito mercado de trabalho é importante visualizar qual é a inserção da profissão que o jovem escolheu, se é algo significativo para ele e se gostaria de trabalhar com isso. Já, a escolha propriamente dita busca a reflexão sobre o processo de escolha em si, o que motiva a escolha de determinada profissão, entre outros aspectos.

Aos jovens que não sabem o que cursar, Michele orientou a reflexão sobre suas características pessoais, sobre o que lhe desperta interesse e sobre o que mais gosta de saber no dia a dia. Outro item é identificar que profissões lhe chamam atenção e buscar conhecer o motivo. Ela também sugeriu  a realização de uma pesquisa mais aprimorada sobre o mercado de trabalho de algumas profissões e informações sobre o curso, bem como uma entrevista com um profissional daquela área especifica.

– Se nada disso contribuir, o ideal é procurar um psicólogo que seja especializado para a realização de um processo de orientação profissional e não apenas um teste vocacional – afirmou

Ao todo, aproximadamente 60 palestras e oficinas das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e Ambientais, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências da Computação e Tecnologia, contemplam  o cronograma do evento.

A FACE conta, ainda, com programação artística e cultural que inclui música, dança, espetáculos teatrais com abordagens focadas ao futuro profissional dos jovens, oficinas, aulões, debates e exposição.

O evento é organizado pela ZOOM Feiras e Eventos e realizado pelo Conselho Comunitário dos Bairros SAIC e Jardim Itália com o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, Governo do Estado, Secretaria do Desenvolvimento Regional,  Secretaria Regional de Educação, Sebrae/SC, Chapecó e Região Convention & Visitor Bureau, MH Net, Acasel, Rede TV Box, Solos, Sesc e MB Comunicação. São patrocinadores a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O patrocínio cultural é da Foz do Chapecó, Têxtil Oeste, Central Frios e Clínica Renal Oeste.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.