Exposição de xilogravura comemora 15 anos do curso de Artes Visuais
A exposição Os Ensaios Artísticos está aberta para visitação, até o dia 2 de agosto, no hall da biblioteca da Unoesc São Miguel do Oeste. As obras são de autoria dos acadêmicos da 5ª fase do curso de Artes Visuais e têm como objetivo comemorar os 15 anos do curso. De acordo com a professora […]
Publicado em 30/07/2014
Por
A exposição Os Ensaios Artísticos está aberta para visitação, até o dia 2 de agosto, no hall da biblioteca da Unoesc São Miguel do Oeste. As obras são de autoria dos acadêmicos da 5ª fase do curso de Artes Visuais e têm como objetivo comemorar os 15 anos do curso.
De acordo com a professora do componente curricular Gravura II, Marilei Dal’Vesco, as obras expostas fazem parte de um processo artístico milenar, conhecido como Xilogravura. Marilei explica que o artista produz a obra em uma simples e rústica placa de madeira. Na placa de madeira, o artista entalha o desenho ou texto que deseja imprimir, utilizando instrumentos como o formão, a goiva ou o buril. Em seguida, passa-se tinta nas partes em relevo da matriz não entalhada e é prensada a matriz contra o papel.
Os ensaios mostram a peculiaridade do olhar de cada acadêmico diante do mundo. A acadêmica Carolina Thomas é autora da obra Minha Vida entre Linhas. Ela explica que a obra representa a história e o dia a dia de sua família.
— É muito gratificante representar um pouco da minha história através da xilogravura — conta a acadêmica, salientando que cada detalhe foi pensado para que o público gostasse da exposição.