Página inicial O que acontece Exposição aproxima alunos ingressantes da pesquisa científica
Graduação São Miguel do Oeste

Exposição aproxima alunos ingressantes da pesquisa científica

O curso de Educação Física, da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste realizou uma recepção diferente neste ano aos calouros. Na última segunda feira, 12, o grupo de estudos e pesquisa em Atividade Física e Educação Física Escolar do campus fez apresentação de trabalhos através de uma exposição. A apresentação aconteceu no hall de […]


O curso de Educação Física, da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste realizou uma recepção diferente neste ano aos calouros. Na última segunda feira, 12, o grupo de estudos e pesquisa em Atividade Física e Educação Física Escolar do campus fez apresentação de trabalhos através de uma exposição. A apresentação aconteceu no hall de entrada da biblioteca universitária e teve como objetivo aproximar e inserir os alunos ingressantes do curso de Educação Física nas atividades de pesquisa científica.

Através de um encontro com docentes e acadêmicos no auditório, às 19h30, aconteceu a apresentação dos acadêmicos ingressantes e também as atividades que vem sendo desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, num momento de troca de experiências. Após os participantes apreciaram a exposição de trabalhos que acontecia próximo a biblioteca da instituição.

Conforme a coordenadora do curso de Educação Física, Andréa Jaqueline Prates Ribeiro:

– A exposição foi positiva, principalmente por que demonstrou para o aluno que há mais opções de estudo que vão além da sala de aula, como a pesquisa, por exemplo, o espaço do estágio de pesquisa, que faz a aproximação da universidade com o campo científico – destaca.

A acadêmica Marizete Zuppa, que está cursando a primeira fase do curso de Educação Física participou da apresentação dos trabalhos e acredita que os projetos como os mostrados pelos acadêmicos precisam ser incentivados sempre na universidade.

– Um trabalho que me chamou a atenção na exposição foi o desenvolvido para os idosos. É um trabalho na comunidade que necessita de pesquisa assim como outros – afirma.

Atividades há 12 anos

De acordo com a coordenadora e líder do grupo de estudos e de pesquisa em Atividade Física e Educação Física Escolar, professora Andréa Ribeiro, as atividades são desenvolvidas desde o ano de 2000, no Laboratório de Fisiologia do Esforço (LAFE), na Unoesc de São Miguel do Oeste.

Hoje os encontros são realizados sempre as sextas-feiras das 15h às 16h30. O grupo é formado por uma equipe de profissionais, incluindo aproximadamente dez acadêmicos dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Biomedicina, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo e Educação Física que desenvolvem atividades de técnica laboratorial numa semana e em outra, estudos de artigos científicos relacionados às temáticas de interesse do grupo de estudos e pesquisa.

Para Andréa, trabalhar com diferentes áreas da saúde proporciona a interação dos acadêmicos com pesquisas.

– Nos acreditamos que o trabalho multifuncional engrandece muito mais a pesquisa e dá um retorno maior para a comunidade, além do aprendizado para o próprio acadêmico que consegue transitar pelas diferentes áreas da saúde – destaca.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.