Evento na Unoesc Chapecó marca a conclusão da primeira turma de Residência em TIC
Publicado em 26/01/2024
Por Imprensa Unoesc

A Unoesc celebrou, no dia 13 de janeiro, um marco significativo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes do Programa em Residência. A iniciativa, conduzida pela Brisa e executada pela Universidade, reuniu 40 estudantes divididos em dez grupos, que apresentaram projetos práticos executados ao longo de seis meses em parceria com empresas da região de Chapecó. O projeto é financiado com recursos da Lei de Informática, por meio do Programa Prioritário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e é coordenado pela Softex.
O evento, no Ponto.Zero, na Unoesc Chapecó, foi marcado por apresentações em forma de pitch, com duração de cinco minutos, posteriormente avaliadas por uma banca de três integrantes. Os projetos abordaram diversas áreas da Tecnologia da Informação (TI), desde soluções de software até desenvolvimento de hardware e Internet das Coisas (IoT), com destaque para a diversidade de habilidades e conhecimentos adquiridos. Além disso, abrangeram uma variedade de setores, incluindo saúde, agricultura, logística e serviço público.
Ao longo dos seis meses da Residência em TIC, os estudantes tiveram a oportunidade de mergulhar em desafios do mundo real, trabalhando em colaboração com empresas locais. A abordagem prática proporcionou uma experiência valiosa, integrando teoria e prática de maneira significativa. O Programa contou com a orientação dos professores Jacson Luiz Matte e Jean Carlos Hennrich.
— Estamos testemunhando uma convergência de conhecimento e inovação. Os projetos refletem não apenas a competência técnica dos participantes, mas a capacidade de aplicar seus conhecimentos em contextos do mundo real. Após o Programa, diversos estudantes serão contratados pelas empresas locais — ressalta o professor orientador Jacson Luiz Matte.
— Programas deste porte, com imersão e auxílio financeiro, são de grande importância. Além de oportunizar a inserção no mercado de trabalho, através da resolução de problemas em empresas reais de nossa comunidade, vêm a auxiliar as finanças do participante, o que é de extrema importância e mais um fator motivador — destaca o professor orientador Jean Carlos Hennrich.
Para os professores orientadores, a Unoesc reafirma o seu compromisso com a formação de profissionais capacitados e a promoção da integração entre a Universidade e a indústria de sistemas. O Programa em Residência em TIC se destaca como uma iniciativa exemplar nesse sentido, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para os estudantes quanto para as empresas parceiras.
— O sucesso da apresentação dos projetos é um testemunho do potencial inovador da Unoesc e de sua contribuição significativa para o avanço tecnológico na região de Chapecó. A Universidade continua comprometida em cultivar talentos e impulsionar a inovação em todas as áreas do conhecimento, consolidando o seu papel como uma Instituição de referência no cenário educacional brasileiro — enfatizam os docentes.