Página inicial O que acontece Estudantes do curso de Enfermagem ampliam conhecimento sobre avaliação do paciente cardiológico
Graduação Notícia Xanxerê

No dia 5 de abril, o curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê, por meio do componente curricular “Assistência Cardiológica e Hemodinâmica”, ministrado pela professora Eveline Geller, realizou o curso “Avaliação do paciente cardiológico: eletrocardiograma e dor torácica na emergência”.

A atividade, conduzida pelo médico e residente dois em Cardiologia, Guilherme Mores, resultou de uma parceria entre o curso de Enfermagem, o Hospital Regional São Paulo (HRSP) e a Residência de Cardiologia e veio ao encontro da ementa do componente curricular.

Participaram do evento estudantes e enfermeiros da rede pública e privada da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), que doaram alimentos não perecíveis na inscrição, os quais foram repassados à Casa da Acolhida do HRSP.

Estudantes do curso de Enfermagem falam sobre a atividade.

— O curso foi muito válido e proveitoso. Aprender sobre o manejo do paciente com dor torácica e eletrocardiograma, assim como relacionar a casos clínicos, expande muito o conhecimento e a capacidade técnica, instiga a buscar por mais, além de prestar melhor assistência ao paciente. A atividade enriqueceu a formação acadêmica — comentou Stefani Antunes.

— O curso foi a confirmação da necessidade e importância do conhecimento científico sobre anatomia e condução elétrica do coração e principalmente a realização e interpretação do eletrocardiograma. Reforçou sobre a qualidade e resolutividade no atendimento, sendo que a Anamnese, História Clínica e os exames complementares como ECG, RX Tórax e laboratoriais, devem ser criteriosos, realizados de forma correta e bem-avaliados — finalizou Edinara Rocha.

A professora Eveline ressalta a satisfação em oportunizar o curso aos estudantes e profissionais da área.

— É muito importante que o profissional avalie e identifique sinais e sintomas precoces para ter a possibilidade de otimizar o diagnóstico e a taxa de sobrevida de pacientes. Foi uma oportunidade ímpar para os profissionais da área de Enfermagem — relatou a professora.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê, professora Elenir Salete Frozza, eventos realizados em parceria fortalecem a rede de Saúde.

— É uma oportunidade para criar vínculos e possibilitar aos estudantes e profissionais o entrosamento, o treinamento e estudo constante para a aplicação prática — pontuou Elenir.