Página inicial O que acontece Estudantes de Medicina compartilham experiências vividas durante intercâmbio em Miami
Graduação Notícia International

Por aproximadamente seis meses, as estudantes do curso de Medicina Sarah Camboim, Sophia Wames e Julia Almeida Oliveira puderam aprimorar conhecimentos, ter contato com outra cultura, aprender um novo idioma e conhecer outro país, por meio de um intercâmbio realizado em Miami. A oportunidade foi oferecida por meio da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais (CGRI) da Unoesc.

Na Universidade de Miami, elas tiveram aulas sobre assuntos médicos variados e realizaram atividades no Jackson Memorial Hospital, onde tiveram a opção de escolher um rodízio diferente por mês entre diversas especialidades, como por exemplo: Pneumologia, Cardiologia, Clínica Médica, Nefrologia, Radiologia, Unidade de Queimados, Reumatologia, Endocrinologia e Diabetes, Gastroenterologia, Hepatologia, Unidade de Terapia Intensiva de Trauma, Unidade de Terapia Intensiva Coronariana e Cirurgia Cardiotorácica.

Sarah conta que teve a oportunidade de ser presidente do comitê de organização, cujas funções eram convidar e agendar profissionais médicos para palestrar semanalmente nas aulas, delegar e supervisionar atividades dos outros membros do comitê e auxiliar os outros alunos do programa a solucionar problemas técnicos ou dúvidas em geral, o que, segundo ela, agregou muito aprendizado.

— O que mais gostei foi a confiança e responsabilidades delegadas a mim como parte integral do time médico e não apenas uma observadora/visitante. Nos estágios, em cada especialidade, eu ficava responsável por dois a quatro pacientes por vez, e era esperado que eu realizasse uma avaliação clínica (anamnese e exame físico), avaliação de exames, desenvolvesse uma estratégia de manejo e apresentasse de forma clara e estruturada ao médico atendente (staff) do setor durante a ronda médica (rounds) todas as manhãs, do início ao fim da internação do paciente. Em cada setor, recebi feedback e ensinamentos em como aprimorar a avaliação do paciente, como interpretar exames e como manejar. Tive, em algumas instâncias, que contatar familiares e conversar sobre a situação do paciente e expectativas sobre a alta — relembrou Sarah.

Para Julia, a melhor experiência que teve foi acompanhar um transplante de pulmão, desde a captação até a cirurgia no paciente que recebeu o órgão.

— Nos deparamos com diversas áreas que nunca tivemos contato antes e que mostram como são vastas as opções e oportunidades que temos pela frente. Estar lá me ajudou a decidir meus próximos passos para a residência e também me abriu inúmeros caminhos para depois da formatura — afirmou.

Já Sophia destacou:

— O fato de conhecer uma cidade diferente, a variedade de especialidades que um hospital tão grande oferece foi marcante. Avalio como uma oportunidade rara para ter durante a formação, na qual pude desenvolver mais confiança atuando em um ambiente fora da minha zona de conforto — disse.

Além de parabenizar as estudantes por se desafiarem realizando um intercâmbio, a coordenadora geral de Relações Internacionais da Unoesc, professora Nicole Stivaletta, ressalta que o setor de Mobilidade Acadêmica está à disposição dos estudantes que têm interesse em vivenciar experiências como essas.

— A Unoesc mantém convênios com diversas universidades estrangeiras e oportunidades de intercâmbio presencial e on-line. Procurem nosso setor e se informem — ressaltou.