Estudantes de Fisioterapia da Unoesc participam do maior Congresso da América Latina
A Unoesc marcou presença no 13º Congresso Internacional de Fisioterapia (CIF) realizado em Florianópolis. Considerado o maior evento da América Latina na área, o Congresso reuniu mais de 2 mil participantes de todo o país. O CIF é promovido pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia e contou com palestrantes renomados nacional e internacionalmente, em mais de […]
Publicado em 04/10/2023
Por Unoesc

A Unoesc marcou presença no 13º Congresso Internacional de Fisioterapia (CIF) realizado em Florianópolis. Considerado o maior evento da América Latina na área, o Congresso reuniu mais de 2 mil participantes de todo o país. O CIF é promovido pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia e contou com palestrantes renomados nacional e internacionalmente, em mais de sete salas simultâneas de atividades, além da sessão científica, workshops e expositores de produtos e tecnologias, propiciando espaço para networking.
A Unoesc de São Miguel do Oeste enviou uma delegação com cerca de 35 pessoas, incluindo estudantes, egressos e professores do Curso de Fisioterapia. Um dos pontos altos do evento foi a sessão científica, que recebeu mais de 700 trabalhos. Entre os selecionados para apresentação, estavam dez trabalhos originados de pesquisas de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades de Ensino, apresentados com destaque pelos estudantes da Unoesc, especialmente das 8ª e 10ª fases, juntamente com seus professores. As professoras Viviane Bolfe Azzi e Ana Paula Maihack Gauer contribuíram com o evento como avaliadoras dos trabalhos científicos.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Unoesc, professora Viviane Bolfe Azzi, o evento apresentou como a tecnologia pode auxiliar o atendimento nas diversas áreas da Fisioterapia.
— Ao avaliar os trabalhos científicos, percebemos o potencial da Fisioterapia enquanto ciência e o comprometimento com o desenvolvimento do conhecimento na busca por melhores resultados. O CIF é um evento que reúne todas as áreas e, nessa edição, trouxe com muita força o emprego de tecnologias para aprimorar a avaliação e assistir condutas fisioterapêuticas já estabelecidas, melhorando a adesão ao tratamento e acelerando o processo da reabilitação — enfatiza Viviane.
Os estudantes que apresentaram trabalhos também compartilharam suas experiências. Para Stephani Garbin, bolsista de Iniciação Científica da 10ª fase, participar do congresso foi uma oportunidade única de conhecer novidades e inovações na Fisioterapia, além de possibilitar a interação entre acadêmicos e profissionais.
— A participação no congresso foi uma oportunidade única de conhecer várias novidades e inovações dentro da Fisioterapia, além de possibilitar uma interação entre estudantes e profissionais. Apresentar um trabalho no congresso foi uma experiência incrível e desafiadora, que incentivou o aprimoramento de habilidades de comunicação e permitiu troca de experiências com outros participantes — destaca Stephani.
Já Henrique Staub, da 8ª fase, compartilha as experiências que vivenciou durante o congresso.
— O CIF foi uma experiência única, principalmente para o desenvolvimento profissional de cada estudante. É um ponto de encontro de inúmeras linhas de pensamento e fontes de informação diferentes, tornando-o uma experiência única para cada pessoa — complementa Staub.
A estudante da 4ª fase, Juliana Justen Mantovani, acrescentou que participar de um congresso internacional de Fisioterapia é uma oportunidade única e enriquecedora para todas as fases do Curso.
— Essa experiência vai além das salas de aula e dos livros, pois oferece uma visão ampla e atualizada do campo da Fisioterapia em um contexto global. Nessa oportunidade, conhecemos profissionais renomados e pesquisadores de diferentes partes do mundo, o que amplia significativamente o conhecimento. Essa interação direta nos possibilita a troca de ideias, o aprendizado com diferentes abordagens e a descoberta de novas tendências e pesquisas inovadoras — ressalta Juliana.
Durante o CIF, a Unoesc demonstrou mais uma vez seu compromisso com a excelência acadêmica e sua contribuição para o avanço da Fisioterapia no Brasil. A próxima edição será em Salvador nos dias 12 a 15 de setembro de 2024.









