Página inicial O que acontece Estudantes de Farmácia da Unoesc participam de curso sobre “Líquidos Cavitários”
Graduação Notícia Saúde São Miguel do Oeste

Os estudantes da 7ª e 9ª fase do Curso de Farmácia da Unoesc de São Miguel do Oeste tiveram a oportunidade de participar de um curso de extensão focado em “Líquidos Cavitários”. A atividade teve como objetivo principal fortalecer o conhecimento dos futuros profissionais sobre análises citológicas, microbiológicas e bioquímicas dos líquidos pleural, pericárdico, peritoneal e sinovial.

Segundo o Coordenador do Curso de Farmácia e palestrante do evento, professor Everton Boff, além de proporcionar embasamento técnico, o curso visou promover o entendimento clínico das alterações observadas nos referidos líquidos.

— Como profissionais farmacêuticos, é essencial compreender a fisiopatologia dessas alterações, pois isso permite orientar adequadamente os pacientes, durante tratamentos farmacológicos, relacionados a doenças que afetam órgãos e sistemas associados a derrames e/ou mudanças nos líquidos cavitários. A iniciativa foi de suma importância, uma vez que a formação dos farmacêuticos na área de análises clínicas costuma focar, principalmente, em materiais biológicos como sangue, urina e fezes, deixando de abordar de forma abrangente outros materiais biológicos que são cruciais indicadores e marcadores de diversas doenças — reforça Boff.

A estudante, Larissa Bertol, ressalta a relevância do curso tanto para o mercado de trabalho quanto para a formação acadêmica dos futuros farmacêuticos.

— O curso de Líquidos Cavitários é de suma importância, principalmente para o ambiente hospitalar, onde o profissional farmacêutico tem contato direto com esses líquidos, especialmente na área laboratorial. A análise desses líquidos é crucial na formação do farmacêutico e para os desafios da profissão no futuro. Além disso, o curso oferece uma oportunidade única para ampliar nossos conhecimentos, preenchendo lacunas que não seriam abordadas em outros componentes curriculares — afirma Larissa.