Página inicial O que acontece Estudantes de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba participam de visitas técnicas e culturais em Foz do Iguaçu
Graduação Notícia Joaçaba

Estudantes de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba participam de visitas técnicas e culturais em Foz do Iguaçu


Entre os dias 22 e 25 de maio, 28 estudantes e dois professores do curso de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba realizaram uma viagem de estudos para Foz do Iguaçu (PR).

No dia 23, no período da manhã, foi realizada uma visita técnica na subestação Furnas/Eletrobrás, a maior subestação de energia elétrica da América Latina. A visitação iniciou com a apresentação institucional da Eletrobrás, seguida de uma visita guiada pelos pátios de equipamentos da subestação, passando pela subestação de 60 Hz e subestação de 50 Hz. A subestação de 50 Hz, com energia oriunda da parte paraguaia da Itaipu, contempla duas estações retificadoras e duas linhas de transmissão do tipo bipolo com tensão de 600 kV em corrente contínua. O grupo teve a oportunidade de visitar um dos prédios que compõe a quadriválvula de retificação, que está passando por modernização após 40 anos de operação, e ser a primeira turma de visitantes a conhecer o novo sistema de conversão de energia. Eles foram acompanhados pelo engenheiro eletricista Andrei Lopes, que, além de fornecer explicações técnicas, discutiu a aplicação de tecnologias de conversão de energia, inteligência artificial e digitalização no cenário energético mundial.

No período da tarde do dia 23, o grupo visitou as instalações da Usina Itaipu Binacional. Durante a visita, os participantes conheceram a estrutura da barragem, com 7,2 km de extensão, e as 20 unidades geradoras, que juntas somam 14.000 MW de potência instalada. A visita incluiu paradas nos mirantes, tomada d’água, vertedouro, condutos forçados, eixo da turbina e o centro de controle, onde é realizada a operação binacional entre Brasil e Paraguai.

No dia 24, durante a visita cultural ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, os participantes exploraram as famosas Cataratas do Iguaçu, reconhecidas como uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza. O parque, criado em 1939, abriga uma das maiores reservas de Mata Atlântica do país e é Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) desde 1986. A visita proporcionou contato direto com a biodiversidade local e reforçou a importância da conservação ambiental.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.