Página inicial O que acontece Estudantes de Enfermagem participam de mobilização nacional
Graduação Joaçaba

Estudantes de Enfermagem participam de mobilização nacional

No dia 11 de abril, sete estudantes da 3ª e da 5ª fases do Curso de Enfermagem da Unoesc Campus de Joaçaba participaram de uma mobilização promovida por entidades ligadas a essa categoria pela aprovação do Projeto de Lei 2295/00, que trata da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem. O movimento ocorreu em Brasília, com […]


No dia 11 de abril, sete estudantes da 3ª e da 5ª fases do Curso de Enfermagem da Unoesc Campus de Joaçaba participaram de uma mobilização promovida por entidades ligadas a essa categoria pela aprovação do Projeto de Lei 2295/00, que trata da jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem. O movimento ocorreu em Brasília, com a participação de cerca de 7 mil estudantes e profissionais de todo o país.

Conforme relata o estudante Dani Felipe de Souza Pinto, a concentração dos participantes ocorreu na Esplanada dos Ministérios, a partir das 9h da manhã. A abertura da mobilização ocorreu às 10h e, a partir das 14h, houve uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre a jornada de trabalho.

– O lado positivo da Mobilização foi que, em primeiro lugar, mostramos que somos capazes de nos unir por um objetivo […] e, em segundo lugar, uma comissão conseguiu uma audiência com o Presidente da Câmara Deputados, Marco Maia, […] e o deputado garantiu que assim que fossem votadas medidas provisórias dará prioridade à Enfermagem e colocará o PL em pauta, como prioridade – conta o estudante.

A mobilização foi promovida por várias entidades: a Associação Brasileira de Enfermagem, os conselhos regionais e o Conselho Federal de Enfermagem, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde, a Federação Nacional de Enfermeiros, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social.

Os estudantes de Enfermagem da Unoesc que participaram foram Dani, Alana Araldi, Maiele Spolti, Daniela Albiero, Mariane Carolina de Almeida, Gracieli Batista e Patricia Rambo. Ao total, foram mais de 80 horas de viagem de ônibus para participar da mobilização. Eles foram até Florianópolis por conta própria e depois se juntaram a um grupo organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.