Estudantes da Unoesc Xanxerê participam da 14ª Bienal do Mercosul
Publicado em 28/05/2025
Por Imprensa Xanxerê

Nos dias 24 e 25 de maio, estudantes dos cursos de Artes, Pedagogia, Educação Física e Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê participaram de uma imersão cultural em Porto Alegre (RS), com destaque para a visita à “14ª Bienal do Mercosul”, um dos mais importantes eventos de arte contemporânea da América Latina. O roteiro também incluiu passagens por importantes espaços artísticos e culturais da capital gaúcha, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Santander Cultural, Casa de Cultura Mario Quintana, Usina do Gasômetro e Fundação Iberê Camargo.
A proposta da atividade foi proporcionar aos estudantes um contato direto com diversas linguagens artísticas e ampliar seus repertórios estéticos e culturais. Para a professora Sandra Abello, responsável pela organização da visita, a experiência foi além do conhecimento técnico e despertou um olhar mais sensível e atento ao mundo.
— Participar da Bienal e visitar espaços de arte tão significativos proporcionou aos estudantes uma imersão na produção contemporânea latino-americana. Foi um momento de inspiração, troca e expansão do olhar artístico e pedagógico — destacou Sandra.
Ao longo da programação, os estudantes exploraram obras que abordam temas urgentes como diversidade, meio ambiente, identidade e memória, refletindo sobre questões sociais e culturais a partir de uma perspectiva sensível e crítica. A vivência também favoreceu o diálogo entre os diferentes campos do saber representados pelos cursos participantes.
A coordenadora dos cursos de Artes, Educação Física e Pedagogia da Unoesc Xanxerê, professora Ana Paula de Oliveira Scherer, reforçou o valor pedagógico da iniciativa.
— A presença dos cursos na Bienal do Mercosul é uma ação que conecta teoria e prática, estimula a interdisciplinaridade e reafirma o compromisso da Unoesc com a formação integral dos seus estudantes. Momentos como esse despertam a sensibilidade, a criatividade e o pensamento crítico, fundamentais para todos os campos do saber — pontuou Ana Paula.
A participação em eventos culturais e atividades semelhantes contribui para a formação de profissionais mais preparados para atuar em um mundo em constante transformação, onde a arte e a cultura ocupam um papel essencial na construção de uma sociedade mais reflexiva, humana e plural.
- ..
- …..
- ….
- …