Estudante desenvolve sistema para rede da plataforma Mikrotik
O estudante Marlon Cordeiro Domenech, concluinte do curso de Ciência da Computação da Unoesc Campus de Videira, desenvolveu uma ferramenta para auxiliar no processo de aprendizagem e de suporte a equipamentos da plataforma de redes Mikrotik, direcionada para provedores de internet, via ondas de radiofrequência. A Mikrotik é uma empresa russa, situada na Letônia, país […]
Publicado em 25/07/2012
Por
O estudante Marlon Cordeiro Domenech, concluinte do curso de Ciência da Computação da Unoesc Campus de Videira, desenvolveu uma ferramenta para auxiliar no processo de aprendizagem e de suporte a equipamentos da plataforma de redes Mikrotik, direcionada para provedores de internet, via ondas de radiofrequência.
A Mikrotik é uma empresa russa, situada na Letônia, país da antiga União Soviética, fabricante de equipamentos para redes de computadores, que vende produtos wireless e roteadores. Seus equipamentos são muito utilizados por provedores de banda larga e empresas dos mais variados segmentos em todo o mundo, em função de sua conhecida estabilidade e versatilidade. Cerca de 90% dos provedores existentes, utilizam essa plataforma.
O sistema desenvolvido pelo acadêmico da Unoesc foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O software realiza análise dos arquivos de configuração de rede, mostrando ao usuário, em linguagem natural, a funcionalidade de cada uma das propriedades presentes no arquivo. “A ferramenta fará a interpretação da configuração de um equipamento mostrando-a de forma clara ao usuário, evitando que ele tenha que procurar configurações em meio das centenas de variações possíveis de serem implementadas”, explica Marlon Domenech.
Com esta ferramenta, ele garante que as equipes de suporte poderão focar apenas no problema a ser resolvido, e não na configuração como um todo, tendo claras informações para a resolução através do tradutor, facilitando o entendimento e traduzindo a configuração do aparelho usado para detectar falhas de rede de internet para uma linguagem simples e natural.
O projeto trará benefícios à comunidade de usuários Mikrotik, além de favorecer empresas e pessoas indiretamente afetadas pelos equipamentos Mikrotik, visto que a ferramenta proposta tem foco no administrador de redes que não conhece a gama de implementações presentes em uma rede que necessita tal suporte. “Será de grande utilidade para os profissionais que atuam com redes de internet”, ressalta.
O projeto ainda está em fase de construção, mas já pode ser utilizado em algumas situações. A ferramenta é única no mercado e o acadêmico pretende registrar o software quando terminado e comercializado para a própria Mikrotik ou empresas nacionais.
O mérito do estudante foi fazer essa interligação que envolveu varias áreas distintas e foi necessário elevado grau de conhecimento para desenvolver um trabalho desta magnitude”, argumenta o professor Andrey Kuehlkamp, coordenador do curso de Ciências da Computação da Unoesc Videira, que ofereceu todo apoio necessário.
“A Unoesc, sem dúvida alguma, teve inestimável participação nas minhas realizações profissionais e acadêmicas. Através das disciplinas oferecidas pelo curso, tive a oportunidade de me deparar com diversos ramos técnicos e científicos que poderia abraçar, ainda no decorrer do curso, o que facilitou a escolha de qual carreira iria seguir. Além disso, tive diversas oportunidades de pesquisa junto à Universidade, o que proveu um amadurecimento acadêmico e técnico, além de experiência com a inovação na minha área, o que é ainda de muita importância para minha vida profissional e demais projetos em que atuo” concluiu Marlon.
Para desenvolver o TCC o acadêmico contou com a orientação do Prof. M.Sc. Herculano Haymussi De Biasi.