Estado repassará mais R$ 5 milhões para ampliação do Hospital Universitário Santa Terezinha
O Governador do Estado, Raimundo Colombo, e o Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, assinaram hoje novo convênio para o repasse de mais R$ 5 milhões para as obras de ampliação do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba. A assinatura ocorreu em uma cerimônia realizada no salão de atos da unidade de […]
Publicado em 22/03/2013
Por
O Governador do Estado, Raimundo Colombo, e o Secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, assinaram hoje novo convênio para o repasse de mais R$ 5 milhões para as obras de ampliação do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba. A assinatura ocorreu em uma cerimônia realizada no salão de atos da unidade de saúde, com a presença de inúmeras autoridades.
A ampliação do hospital aumentará de 110 para 199 leitos, o que praticamente dobrará a capacidade de atendimento da casa, que é referência para uma região de 60 municípios e aproximadamente 500 mil habitantes.
– Essa obra trará muitos benefícios para região. Nada mais triste do que estar doente e ter que se deslocar mais de 100 quilômetros para um atendimento – disse o Governador, durante a solenidade de assinatura do convênio.
Os R$ 5 milhões que o Governo do Estado repassará em 10 parcelas ao decorrer do ano serão aplicados na quarta e penúltima etapa da obra de ampliação do hospital, iniciada em 2009. Depois de concluída esta etapa, restará a fazer os acabamentos externos, acessos, estacionamentos, sinalização e ajardinamento, além da aquisição dos equipamentos necessários para colocar a nova estrutura em funcionamento. Para a equipagem tecnológica, o hospital espera recursos federais que estão sendo articulados pelo deputado federal Jorginho Mello.
– De agora em diante a gente sabe que não vamos ter falta de recursos. E temos todo um planejamento para colocar a nova estrutura a serviço da comunidade regional o mais rapidamente possível – disse o diretor do hospital, Adgar Bittencourt, durante entrevista aos meios de comunicação da cidade.
Ao total, as obras de ampliaçãodo HUST demandarão mais de R$ 14 milhões. Até o final de 2012, já foram investidos mais de R$ 5 milhões destinados pelo Estado e R$ 1,1 milhão aplicados pela própria Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), que é a entidade mantenedora do hospital.
Presenças
A assinatura de convênio desta sexta-feira teve a presença do Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, do deputado federal Jorginho Mello, dos deputados estaduais Moacir Sopelsa e Neodi Saretta, do secretário regional de Desenvolvimento Regional, Jair Lorenzetti, do prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, do vice-prefeito e secretário de Saúde do município, Marcos Weiss, do presidente e do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba, Elói Hoffelder e Francisco Lopes, além de outras lideranças da região, como prefeitos e vereadores de outros municípios, gerentes da SDR, representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da direção do Hospital Nossa Senhora de Fátima, de Erval Velho.