Espetáculo “O Contestado” é reconhecido pelo espírito coletivo em festival internacional
O espetáculo teatral “O Contestado”, interpretado pelo Grupo Toca de Teatro Universitário da Unoesc, recebeu uma menção honrosa inédita no 26º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), realizado entre os dias 4 e 11 de julho. A menção reconheceu o espírito coletivo do grupo. A peça que conta a história da Guerra do Contestado […]
Publicado em 17/07/2013
Por
O espetáculo teatral “O Contestado”, interpretado pelo Grupo Toca de Teatro Universitário da Unoesc, recebeu uma menção honrosa inédita no 26º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), realizado entre os dias 4 e 11 de julho. A menção reconheceu o espírito coletivo do grupo. A peça que conta a história da Guerra do Contestado a partir do olhar dos camponeses que viviam na região do conflito é de autoria do historiador e dramaturgo Romário José Borelli.
De acordo com o diretor da peça e coordenador do Toca de Teatro Universitário da Unoesc, Jorge Zamoner, a menção foi um reconhecimento pela integração e pela manutenção e persistência de um grupo tão grande e heterogênio, que reúne mais de 40 pessoas e desde 2007 interpreta “O Contestado”.
– Consideraram raro um grupo que se mantém por tanto tempo com tantas pessoas – diz Jorge.
Participação no festival
O espetáculo “O Contestado” teve duas apresentações durante a programação do festival. A primeira foi a apresentação oficial, na Mostra Nacional do festival, que incluía apenas seis espetáculos. A segunda aconteceu na cidade de Gaspar e integrou a mostra Teatro sobre Rodas, iniciativa que faz parte da programação do evento, levando algumas das peças participantes a diferentes espaços de Blumenau e de cidades próximas.
Além das apresentações, integrantes do grupo Toca participaram ou assistiram a oficinas, discussões de temas ligados ao teatro e apresentações de pesquisas, além de momentos de avaliação de montagens apresentadas.
– A participação no festival nos proporcionou ter contato com a vanguarda do teatro universitário brasileiro e ver o que vem sendo trabalhado na América Latina – diz Jorge, que também é coordenador do Curso de Teatro da Unoesc Joaçaba.
Documentário
A Batalha do Contestado saiu dos palcos e chegou ao cinema. A peça teatral serviu de base para a produção de um documentário. A produção também apoia-se em depoimentos de escritores, historiadores, militares e remanescentes da guerra.
Segundo o diretor do documentário, João Paulo Dantas, a produção cinematográfica apresenta de forma inovadora um novo conceito o qual mistura linguagem teatral ao cinema, recriando com perfeição o cenário épico da Saga do Contestado.
A peça "O Contestado" e o documentário "A Batalha do Contestado" fazem parte do projeto sobre o centenário do Contestado, aprovado pelo Ministério da Cultura, com base na Lei Rouanet, e tem parceria da Unoesc.
Clique aqui para ver o documentário.