Página inicial O que acontece Especialistas palestram sobre as tendências da economia nacional
Graduação Joaçaba

Especialistas palestram sobre as tendências da economia nacional

Três renomados especialistas na economia nacional palestraram nesta sexta-feira sobre os cenários e tendências para o Brasil e o Meio-oeste de Santa Catarina, durante o Fórum de Líderes promovido pela Unoesc Campus de Joaçaba: o Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ariel Pares, o Diretor de Investimentos da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), […]


Três renomados especialistas na economia nacional palestraram nesta sexta-feira sobre os cenários e tendências para o Brasil e o Meio-oeste de Santa Catarina, durante o Fórum de Líderes promovido pela Unoesc Campus de Joaçaba: o Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ariel Pares, o Diretor de Investimentos da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), Demósthenes Marques, e o economista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Marcelo Curado.

Pares, que foi o primeiro a falar, apresentou o Plano Brasil 2022, que aponta metas e ações estratégicas para guiar o desenvolvimento do país agregando as prioridades de todos os ministérios e tendo o ano do bicentenário da Independência como prazo limite para serem realizadas. Segundo ele, esse é um experimento do governo federal que determina o planejamento para o período de três governos, o que é raro no país.

“O Brasil tem uma larga experiência de planejamento, mas geralmente num planejamento de governo. Nós estamos ensaiando um planejamento de longo prazo, combinando o que nós chamamos programação de curto prazo com o planejamento de 12 anos. Isso torna o planejamento crível, verdadeiro e possível. Mas um projeto desses não se faz somente com o governo, precisa do diálogo com a sociedade, pois é ela que vai garantir que, passado um governo, o seguinte tenha suas bases naquilo que foi pactuado”, afirmou.

Demósthenes e Curado falaram sobre as tendências do país e ressaltaram as oportunidades que regiões como a compreendida pela SDR Joaçaba terão diante dessas tendências. Curado mostrou que há uma tendência de crescimento da participação de produtos básicos na exportação brasileira, dizendo que esse é um ponto que preocupa.

“Temos que tomar cuidado para que o Brasil não se torne um exportador de produtos básicos, pois isso pode ser uma estratégia perigosa para o desenvolvimento do país. O Brasil deve exportar produtos básicos sim, mas também ter políticas que diversifique a sua exportação e inserção no mercado mundial. Do ponto de vista da região, a chave é ter um processo de inovação e diversificação da matriz produtiva, sem abandonar os setores tradicionais em que já tem competitividade”, afirmou.

Demósthenes ressaltou que o pais passa por uma situação de alinhamento de indicadores macroeconômicos muito positivos. Segundo ele, há uma percepção de crescimento em todo o país, que ocorre de forma mais intensa nas regiões que conseguem aproveitar melhor esse momento econômico pelo qual passa o país.

“Assim, as regiões que souberem se posicionar e definir um planejamento estratégico aproveitando a boa situação da economia nacional certamente vão poder se beneficiar disso e alcançar um desenvolvimento regional alinhado com as oportunidades e os cuidados da sustentabilidade social e ambiental, hoje considerados muito importantes para que o desenvolvimento ocorra”, disse.

Os debates foram mediados pelo professor Dr. Daniel Poletto Tesser, da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Unoesc Joaçaba.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.