Engenharia de Produção é a novidade da Unoesc Maravilha
Publicado em 16/04/2025
Por Imprensa São Miguel d'Oeste

A Unoesc Maravilha está ampliando a oferta de cursos de graduação. Em 2025, a novidade é o Curso de Engenharia de Produção, que teve sua primeira turma iniciada em fevereiro. Esta graduação vem para suprir a demanda regional por profissionais capacitados na área.
A Engenharia de Produção combina conhecimentos de planejamento, produtividade e gestão tecnológica e industrial. Durante a graduação, o estudante desenvolve habilidades para gerenciar sistemas de produção, atuando em operações, projetos, implantação e manutenção. Além disso, o curso integra aspectos administrativos, econômicos, humanos, sociais e ambientais, tornando o profissional apto a trabalhar desde o setor financeiro até a logística de produtos.
Conforme a coordenadora do curso, professora Eliane Beduschi, a nova graduação representa um avanço importante para a região.
— O curso de Engenharia de Produção tem uma representatividade muito grande para o município de Maravilha e para toda a região, por ser um curso que formará bons profissionais para uma das áreas que hoje têm alta demanda. Com certeza, estamos iniciando a preparação de profissionais que já podem ser inseridos no mercado, e, daqui a cinco anos, teremos a nossa primeira turma formada, que trará um grande diferencial para as empresas locais — afirma a coordenadora.
O curso de Engenharia de Produção da Unoesc possui prerrogativa de registro profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o que garante respaldo legal ao exercício da profissão. O engenheiro de produção formado pela Unoesc Maravilha estará preparado para atuar como gestor industrial, aplicando técnicas inovadoras, para aumentar a eficiência dos processos produtivos e contribuir para o desenvolvimento das empresas da região.
O mercado de trabalho para engenheiros de produção é amplo e aquecido. O profissional pode atuar em diversos segmentos, como o setor metal-mecânico, agroindustrial, de papel e celulose, além de indústrias de transformação e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também há oportunidades para aqueles que desejam empreender, prestar consultoria e assessoria, supervisionar e planejar processos produtivos ou gerenciar equipes e obras.
Para a estudante Valdinéia Buche, a escolha pelo curso foi motivada pela versatilidade da profissão.
— O que me fez escolher o curso de Engenharia de Produção foi a versatilidade de carreira que essa formação nos oferece perante o mercado atual. O engenheiro de produção é bastante procurado e necessário em diversos setores. Além disso, o fato de o curso ser presencial na nossa região e oferecido por uma Universidade com ótimos professores, como a Unoesc, também influenciou muito na minha decisão — relata Valdinéia.
Já o estudante Geferson Adriano Muller, que retornou aos estudos após duas décadas, destaca a estrutura e o método de ensino da universidade como diferenciais.
— Um professor me indicou o curso, explicando sobre as oportunidades e portas que se abrem com essa formação. Estou gostando muito da experiência. O sistema de aprendizado é muito bom e a estrutura da Universidade é ótima — avalia Muller.
Gilvan Amorim de Lima, com trajetória na área de tecnologia e processos industriais, destaca a afinidade entre sua experiência profissional e a proposta do curso.
— Sempre trabalhei com produção, processos e melhorias em chão de fábrica, com sistemas ERP. Quando vi a possibilidade de cursar Engenharia de Produção aqui em Maravilha, percebi que era o curso ideal para complementar minha formação. Estou feliz em fazer parte da primeira turma e ainda mais por ser na Unoesc — afirma Lima.