Educação ambiental e aspectos relacionados a recursos hídricos são discutidos na Educação Física
Na noite desta quarta-feira, 23 de maio, o professor Ricardo Marcelo de Menezes proferiu uma palestra para os acadêmicos do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba. A discussão sobre educação ambiental e aspectos relacionados a recursos hídricos faz parte das Atividades Complementares do Curso (ACCs). Esse conteúdo estrutura os conhecimentos relativos à responsabilidade social […]
Publicado em 25/05/2018
Por
Na noite desta quarta-feira, 23 de maio, o professor Ricardo Marcelo de Menezes proferiu uma palestra para os acadêmicos do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba. A discussão sobre educação ambiental e aspectos relacionados a recursos hídricos faz parte das Atividades Complementares do Curso (ACCs). Esse conteúdo estrutura os conhecimentos relativos à responsabilidade social e busca conscientizar os acadêmicos quanto à importância do meio ambiente e a realização sustentável de suas atividades, seja ambiental, econômica ou social.
A coordenadora do curso, professora Elisabeth Baretta, explica que a abordagem desses conteúdos se justifica em razão do compromisso que a Educação tem com a formação para o exercício da cidadania e com os processos formativos, que desenvolvam o entendimento do ser humano e do meio onde vive. Dessa forma, os estudantes podem compreender a dimensão política do cuidado com o meio ambiente local, regional e global.
Paralelo às palestras que abordam essas temáticas, o curso de Educação Física apresenta em sua matriz curricular, componentes específicos, como é o caso da disciplina de Ambiente, Esporte, Saúde e Sociedade. Além da discussão e apresentação dos conteúdos, os acadêmicos têm a oportunidade de confeccionar brinquedos e objetos para utilização nas aulas de Educação Física Escolar, com materiais recicláveis.
— Neste aspecto, fica evidenciada a articulação da teoria com a prática, na qual os acadêmicos conseguem planejar seus estágios com ações de educação e saúde, para que também os estudantes das escolas de educação básica adquiram a consciência sobre a sustentabilidade do planeta — ressalta a coordenadora Baretta.