Página inicial O que acontece Estudante da Unoesc conclui doutorado sanduíche na Espanha
Pesquisa International Mestrado Doutorado Inovação Bolsa de Pesquisa Chapecó

Estudante da Unoesc conclui doutorado sanduíche na Espanha


A estudante do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc Chapecó, Marlei Ângela Ribeiro dos Santos, concluiu, no dia 21 de junho, as atividades do doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha.

Durante a experiência, Marlei participou de disciplinas de gênero da USAL, reconhecidas internacionalmente pelo compromisso com os estudos interdisciplinares em igualdade de gênero. A vivência oportunizou o desenvolvimento da pesquisa e contribuiu para o aprofundamento teórico e metodológico do trabalho, além de fortalecer o diálogo científico entre instituições brasileiras e espanholas.

O encerramento da atividade foi marcado por um evento festivo, que reuniu estudantes de diversos países e evidenciou o caráter internacional e colaborativo do programa. O ato solene de conclusão contou com a presença das professoras que dirigem o mestrado de gênero da Universidade de Salamanca: Ángela Figueruelo Burrieza, Marta Del Pozo Pérez, María Dolores Calvo Sánchez e Marta Gutiérrez Sastre.

O coordenador do PPGD da Unoesc, professor Robison Tramontina, destacou a importância da participação da Instituição na Cátedra Brasil na Espanha e a relevância estratégica das conexões com a Universidade de Salamanca.

— A participação de nossos doutorandos amplia significativamente a inserção internacional da Unoesc. A Universidade de Salamanca, pela sua tradição acadêmica e liderança em temas como direitos humanos e igualdade de gênero, representa uma parceira estratégica para o fortalecimento da formação de nossos pesquisadores — afirma. Robison completa ainda que essas experiências internacionais projetam a pesquisa jurídica desenvolvida pela Unoesc no cenário global.

Marlei recebeu apoio por meio da bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito da Cátedra Brasil na Espanha, com orientação da professora da Unoesc, Thaís Janaina Wenczenovicz, e na Espanha a professora Ângela Figueiredo Buriês.

— São 10 meses de muita experiência em língua e cultura espanhola, legislação, jurisprudência e muito aprendizado. Estão sendo meses incríveis para minha vida acadêmica e para minha construção profissional — reforça Marlei.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.