Página inicial O que acontece Docente do PPGD da Unoesc recebe troféu Girassol – Mulher Cidadã
Graduação Chapecó

Docente do PPGD da Unoesc recebe troféu Girassol – Mulher Cidadã

Na próxima sexta-feira (8), é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Para tornar esta data ainda mais marcante, o Poder Legislativo erechinense realizará uma sessão solene para entregar o “Troféu Girassol – Mulher Cidadã”. A honraria, proposta anualmente pelo poder legislativo, tem como objetivo reconhecer a trajetória de mulheres destacadas socialmente em benefício da comunidade, bem como exaltar suas histórias de superação e conquistas. A atividade terá início às 19h, no plenário, e contará com transmissão ao vivo da TV Câmara Erechim em seu canal no YouTube.

Na edição do ano de 2024, está entre as homenageadas a professora Doutora Thaís Janaina Wenczenovicz, do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc. A escolha do girassol como símbolo do troféu se deu, de acordo com a vereadora Sandra Picoli, em razão da semelhança com as mulheres.

— Nós, como esta flor, precisamos estar em constante movimento na busca por nossos objetivos. Ser como o girassol é escolher se voltar para a luz e dar as costas para a escuridão, por isso o reconhecimento às suas histórias de vida — afirma a vereadora.

A professora Thaís é um exemplo na região e no Estado em vista de se dedicar arduamente à arte de ensinar e realizar pesquisas. Ela é docente no PPGD da Unoesc e docente adjunta/pesquisador sênior na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Pesquisadora PQg Produtividade/FAPERGS/Faixa 2. Professora titular Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) – Unesco. Líder da Linha de Pesquisa Cidadania e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais/PPGD Unoesc. Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI/Rio Grande do Sul). Membro sócia-titular da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro da Rede de Constitucionalismo Crítico da América Latina.

Possui 60 livros publicados/organizados e edições nos idiomas espanhol, inglês, polonês e português, acrescido de 108 capítulos de livros publicados em idiomas espanhol, inglês e português. É autora de artigos científicos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais nos idiomas alemão, espanhol, inglês, polonês e português.

*Texto: PPGD