Diplomado em Nutrição é aprovado para residências multiprofissionais em universidades federais
Mauro Celso de Souza, graduado em Nutrição pela Unoesc Videira no ano de 2020, foi aprovado em diversas instituições para realização de residências multiprofissionais. Mauro é um dos 139 participantes do processo, ficando selecionado entre os melhores nutricionistas do país. Ele foi, inicialmente, aprovado em 1° lugar na residência multiprofissional em Atenção Básica, na Escola de […]
Publicado em 03/02/2022
Por Unoesc
Mauro Celso de Souza, graduado em Nutrição pela Unoesc Videira no ano de 2020, foi aprovado em diversas instituições para realização de residências multiprofissionais.
Mauro é um dos 139 participantes do processo, ficando selecionado entre os melhores nutricionistas do país. Ele foi, inicialmente, aprovado em 1° lugar na residência multiprofissional em Atenção Básica, na Escola de Saúde Pública (ESP), do Rio Grande do Sul – colocação geral/final, com apenas 1 vaga disponível; 2° lugar na residência multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); 2° lugar na residência multiprofissional em Atenção em Alta Complexidade de Saúde, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); 1° lugar na prova teórica-objetiva da residência multiprofissional em Atenção ao Câncer, pela Universidade de Passo Fundo (UPF); e 2° lugar na prova teórica-objetiva da residência multiprofissional em Atenção ao Câncer, pelo Hospital Bruno Born, de Lajeado (RS).
Provas concorridas
Mauro conta que normalmente, os processos seletivos das residências multiprofissionais são compostos de diferentes fases, com prova teórica-objetiva, análise de currículo e entrevista. Ou seja, o profissional aprovado precisa ter equilíbrio entre conhecimento técnico, prático, bom currículo e fazer uma excelente entrevista, pois é a partir disso que a banca avaliadora escolhe o mais completo profissional para ocupar a vaga.
“A concorrência foi árdua. Disputei com profissionais formados em diferentes e renomadas universidades particulares e federais, detentores de inúmeros projetos desenvolvidos e títulos. Atribuo a aprovação na residência, à persistência e disciplina, que ajudaram chegar até a aprovação, estudando de 12 a 15 horas por dia, de segunda a segunda, sempre dando o meu melhor diuturnamente“ – reiterou.
Natural de Campos Novos, Mauro comenta que iniciou sua vida profissional em janeiro de 2021, com consultas nutricionais em consultório particular, onde atende pacientes nos nichos de nutrição na saúde e na doença, nutrição comportamental, emagrecimento, nutrição esportiva, saúde da mulher e nutrição estética.
“Não escolhi fazer Nutrição, foi ela quem me escolheu. Fui obeso durante minha infância e adolescência e, no meu processo de emagrecimento, tive ajuda de uma excelente profissional nutricionista. A partir disso, observei um provável potencial para ajudar o próximo e servir, a partir da Nutrição, na promoção, proteção e recuperação da saúde. Ao entrar no curso, desde as matérias básicas, fiquei fascinado em estudar e entender a relação do corpo humano com os alimentos” – afirmou.
Caminho para o sucesso
Segundo o diplomado, sua preparação para a residência iniciou na Unoesc de Videira com o apoio, incentivo e reconhecimento dos professores aos seus projetos, quando passou a se identificar, embasar seu conhecimento e amar a Nutrição.
“Agradeço imensamente a todo o corpo docente, principalmente às professoras Marceli P. Coser e Marina Werner, que durante e após a graduação, me acompanharam na escrita de projetos e publicações de artigos científicos em revistas científicas de renome, bem como, pelas excelentes aulas de Nutrição Clínica e Saúde Pública, que fundamentam a residência multiprofissional para nutricionistas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
O nutricionista ainda realizou dois cursos preparatórios específicos para a residência, com editoras e nutricionistas renomadas no país, sendo a peça que faltava para alicerçar o conhecimento que o levou à conquista da vaga pretendida.
“Fazer Nutrição foi um dos grandes acertos para a minha vida profissional, sendo um encontro e conexão de saberes, de amor ao que se faz e de servir o próximo por meio do nutrir. Trabalho para que nunca falte uma Nutrição pautada em ciência, eficiência e empatia” – finalizou.
Mauro possui, ainda, 4 artigos científicos publicados; 3 deles em coautoria com as professoras Marceli e Marina, do corpo docente do curso.
“O que mais me chamou atenção – além de o Mauro ficar entre os primeiros e segundos lugares tanto em universidades federais como particulares – foi a diversidade das áreas nas quais foi aprovado. Isso ressalta a importância da grade curricular diversificada, do curso de Nutrição da Unoesc Videira, que tem estágios obrigatórios em todas as grandes áreas da Nutrição. É um orgulho para o curso e para a Unoesc termos um egresso como ele, pois serve de exemplo e incentivo para nós, docentes, e para os demais alunos. Desejamos sucesso e que continue se dedicando, agora na residência, para ser cada vez mais, um profissional melhor qualificado em busca da excelência profissional” – discorreu a professora Marina Werner.