Diplomado em Design apresenta coleção de moda de sua autoria
Willian Pasqual Júnior, natural do município de Arroio Trinta e diplomado do curso de Design da Unoesc Videira, vem se destacando no mundo da moda. Na primeira semana de agosto, por ocasião do início do segundo semestre letivo, realizou um desfile de apresentação da nova coleção, durante evento que contou com a presença de professores […]
Publicado em 09/08/2022
Por Unoesc
Willian Pasqual Júnior, natural do município de Arroio Trinta e diplomado do curso de Design da Unoesc Videira, vem se destacando no mundo da moda. Na primeira semana de agosto, por ocasião do início do segundo semestre letivo, realizou um desfile de apresentação da nova coleção, durante evento que contou com a presença de professores e acadêmicos dos vários cursos de Graduação. Peças inéditas da marca Lestrange Ateliê, criada por ele, ao longo de sua graduação, foram apresentadas por modelos masculinos e femininos que arrancaram aplausos do público.
Durante o desfile, Willian mostrou o conceito da coleção Estilhaçado, que foi criado por ele e inspirado em nossos estilhaços, pois, segundo ele, todos somos quebrados, e todos nós tentamos nos reinventar todos os dias, juntando um caquinho aqui e outro ali, formando as nossas vivências e nossa essência.
— A coleção mostra que ninguém é totalmente uma coisa só, todos somos um mosaico de sentimentos e vivências. Minha coleção mostra a beleza em cada detalhe, em cada estilhaço e em cada pessoa. Cada look apresentado tinha uma peça em evidência que mostrava os recortes de estilhaços de tecido, fazendo com que as pessoas entendessem o conceito do projeto realizado e admirassem toda a diversidade presente na noite do desfile.
Formado pela Unoesc Videira em 2021, Willian conta que todas as peças foram criadas e produzidas por ele, e que o projeto surgiu com a intuito de mostrar as mais variadas formas de diversidade e quebra de padrões da sociedade.
— A moda é expressão, com ela eu aprendi a me encontrar e me conhecer melhor. Então, decidi começar no ramo de confecções, para dar voz a todas as pessoas que vivem preconceitos diários na forma em que se vestem, ou mesmo como elas são. A moda é diversidade e não padrões de estética — afirmou.
A marca, segundo o diplomado, foi criada em 2018, quando cursava o segundo semestre de Design, inicialmente para o público feminino, mas tempo depois, percebeu que não estava confortável em limitar a marca apenas para as mulheres, e resolveu expandir para todas as identidades de gênero e sexualidade.
— Para criar os modelos, imagino alguém usando a peça, meus pensamentos se alinham e consigo ver todas as peças facilmente na minha cabeça. Geralmente coloco no papel, ou parto direto para o processo de produção. No entanto, sempre levo em consideração conforto e poder, afinal, a moda precisa fazer as pessoas se sentirem poderosas sendo elas mesmas — garantiu.
Para desenvolver seu projeto, Willian conta que a Unoesc, por meio do curso de Design, foi de extrema importância, e agradece aos professores e direção do campus, assim como o apoio da família, pela oportunidade de buscar sua realização profissional. No Ateliê que está instalado na Rua Brasil, no centro de Videira, o designer conta com a ajuda da irmã, Renata Pasqual, graduada em Administração pela Unoesc Videira, para as questões burocráticas que não são de sua área de domínio.
— Me sinto realizado, encontrei uma área que tenho amor em trabalhar. O curso de Design para mim foi ótimo e indico para as pessoas, pois ele mostra que podemos ser quem somos e nos desenvolver em diversas áreas de atuação — concluiu.