Dinâmica sobre cidadania fiscal contempla estudantes do curso de Pedagogia da Unoesc Joaçaba
Publicado em 07/06/2024
Por Imprensa Unoesc
O curso de Pedagogia da Unoesc Joaçaba recebeu, na quarta-feira (5), representantes da Receita Federal para aplicação da dinâmica denominada “A ilha”. A atividade envolveu estudantes da quarta fase e foi organizada pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade, por meio da sua coordenadora, professora Ana Lúcia Behrend Listone.
Com o objetivo de disseminar a importância social dos tributos e do controle social da aplicação dos recursos públicos, a dinâmica contou com desafios a serem superados pelos participantes. A partir da simulação de vivência em uma ilha, as equipes precisaram se organizar de forma cooperativa, coletiva, justa e solidária para sobreviver em comunidade.
— A parceria da Unoesc com a Receita Federal já contempla os cursos de Ciências Contábeis, Administração e Direito, em outros projetos do NAF, e agora o curso de Pedagogia. Uma oportunidade para os estudantes reforçarem e multiplicarem o conhecimento relacionado à educação fiscal — destaca a coordenadora do NAF, professora Ana Lúcia Behrend Listone.
A prática educativa em grupo foi preparada pelo auditor fiscal e representante de Cidadania Fiscal da Delegacia da Receita Federal em Joaçaba, Lucas Machado de Figueiredo, e aplicada pela analista tributária e gestora de Cidadania Fiscal do órgão, Cristine Reinbrecht.
— É uma atividade de conscientização tributária, onde criamos uma situação-problema para os estudantes refletirem sobre a necessidade da convivência em sociedade. A ideia é que eles sejam difusores, levando a dinâmica às escolas em que vão atuar — ressalta Figueiredo.
— Agradecemos à Receita Federal e ao NAF, por viabilizarem a dinâmica com um tema tão importante para a formação dos nossos estudantes. A educação fiscal é um dos temas contemporâneos transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e trabalhar a educação para a cidadania também é formar para a vida. É uma semente que se planta e que dará frutos, já que o aprendizado será levado à sociedade — enaltece a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Cristiane Elizete Fiorese.