Design realiza atividades sociais e de formação
O curso de Design, da Unoesc Xanxerê, desenvolveu o projeto gráfico para auxiliar na divulgação e comunicação da Feira das Flores, promoção da Associação Vida Cidadã de Xanxerê (Avic), entidade civil sem fins lucrativos. A 3ª Feira das Flores, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, é uma ação que […]
Publicado em 14/09/2016
Por Unoesc
O curso de Design, da Unoesc Xanxerê, desenvolveu o projeto gráfico para auxiliar na divulgação e comunicação da Feira das Flores, promoção da Associação Vida Cidadã de Xanxerê (Avic), entidade civil sem fins lucrativos.
A 3ª Feira das Flores, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, é uma ação que visa a arrecadar valores para fomentar os projetos realizados pela Avic, que objetivam amenizar as necessidades da população carente e viabilizar uma vida mais digna e cidadã aos empobrecidos.
Assim, os acadêmicos Geovanni Batistella, Marina Inês dos Santos, Josiane Brezezinski, Rodolfo Zat e Carla Regina dos Santos, orientados pela professora Karina Tissiani, desenvolveram a programação visual da Feira das Flores.
A professora Karina ressalta que os elementos formais, funcionais e conceituais da marca foram planejados de acordo com a personalidade da instituição e o perfil do público-alvo.
— Nesse sentido, a logomarca da Feira das Flores possui a imagem gráfica de uma janela com uma floreira em sua base. A janela é parte da arquitetura da casa, pois é ela que possibilita a pessoa ver além de suas paredes, visualizar o outro, o entorno. Já as flores fazem relação direta com o produto comercializado na feira, além de demonstrar a beleza e a sensibilidade da ação social. E a cor oficial da marca é o rosa, que, em seu conceito, remete à ternura e ao afeto, elementos essenciais quando se trabalha com o voluntariado — explica.
Oficina
O curso também realizou, no último sábado, a oficina Arte & Design: a sensibilidade artística presente no design gráfico, com a participação de acadêmicos de Design, designers e arquitetos.
A oficina foi ministrada pela artista Dianalice Lodi Ribeiro, que apresentou as técnicas básicas de pintura em aquarela aplicadas ao design de superfície, bem como às construções gráficas. Nesse aspecto, ela considerou que, mais do que satisfazer às necessidades humanas, o design pode criar desejos, atingindo as emoções.
— Neste cenário, faz-se fundamental que os profissionais das áreas criativas se reinventem, trazendo em seus projetos novas soluções para agregar diferenciais a fim de destacá-los no mercado e satisfazer os consumidores, cada vez mais críticos — destacou a oficinense.