Cursos debatem a Ciência Psicológica em diálogos interdisciplinares e os atravessamentos da pandemia
Cerca de 400 acadêmicos e profissionais participaram, do dia 24 ao dia 28 de agosto, da 17ª Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e da 11ª Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho. Neste ano, o evento teve como tema “A Ciência Psicológica em diálogos interdisciplinares e […]
Publicado em 02/09/2020
Por Unoesc
Cerca de 400 acadêmicos e profissionais participaram, do dia 24 ao dia 28 de agosto, da 17ª Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e da 11ª Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho. Neste ano, o evento teve como tema “A Ciência Psicológica em diálogos interdisciplinares e os atravessamentos da pandemia da Covid-19: práticas, vivências, desafios e possibilidades”.
Segundo a coordenadora do curso de São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, é importante abordar esse tema para mostrar o papel da Psicologia neste momento de pandemia e que os psicólogos estão atuantes e atentos às necessidades da comunidade.
— Esse foi um evento criado coletivamente. Criamos, debatemos, crescemos e demarcamos nossos posicionamentos em relação à profissão, para criarmos uma sociedade mais humana, em que direitos sejam garantidos. A cooperação, a solidariedade e a integração foram a marca desta Semana Acadêmica — destaca a professora, acrescentando que, durante toda a programação, teve intérprete de libras.
O coordenador do curso de Pinhalzinho, professor Álvaro Cielo Mahl, ressalta que o evento atingiu os seus objetivos.
— A Semana Acadêmica possibilitou diversas trocas de saberes de modo multidisciplinar, com ampla participação dos acadêmicos, diplomados do curso e do público externo. Os intercâmbios com áreas diversas foram excelentes, pois possibilitaram aos acadêmicos uma visão mais abrangente dentro das temáticas debatidas — avalia o professor.
A programação da Semana Acadêmica foi realizada em três eixos e contou com a participação de diversos palestrantes. No eixo de Direitos Humanos foi abordado sobre “Corpos e subjetividades: deficiências, sexualidade, preconceito e representatividade”. No eixo do Exercício Profissional, foram abordados sobre os desafios e possibilidades do atendimento psicológico on-line (Projeto Conexões) e a “Atuação da Psicologia em contextos de emergências e desastres: psicólogos e demais profissionais na linha de frente de combate à pandemia da Covid-19”. No eixo da Formação Acadêmica, o assunto abordado foi a “Psicologia Ambiental: espaços coletivos e privilégios”.
Durante o evento, os acadêmicos e profissionais também puderam participaram de 15 oficinas: Música, expressão, arte e sintonia; Democracia, neoliberalismo e subjetividade; Psicodinâmica do trabalho feminino; Supera, desperte o seu cérebro; Parafilias na Psicanálise; Abuso sexual infantil na Teoria Cognitivo Comportamental; Ludoterapia na Abordagem Centrada da Pessoa; Transtornos alimentares; Dependência tecnológica; Partilhando vivências acadêmicas, significando a Psicologia como Ciência e Profissão; Poesia; Feminismo e Psicologia; Masculinidade tóxica; Construindo um cinema nacional e Rap como movimento cultural e político.
Para a acadêmica Gabriela Alban, foram dias de aprendizado e de reflexões para a vida pessoal e profissional.
— A diversidade de temas foi importante para ampliar o nosso conhecimento — conclui a acadêmica.