Cursos de Psicologia e Enfermagem promovem Fórum de Debate sobre Saúde Mental
Os cursos de Psicologia e Enfermagem da Unoesc São Miguel do Oeste realizaram, neste semestre, o Fórum de Debate sobre Saúde Mental no auditório da Universidade. O evento contou com a participação de acadêmicos e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps 1) de São Miguel do Oeste. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, […]
Publicado em 07/11/2016
Por Unoesc
Os cursos de Psicologia e Enfermagem da Unoesc São Miguel do Oeste realizaram, neste semestre, o Fórum de Debate sobre Saúde Mental no auditório da Universidade. O evento contou com a participação de acadêmicos e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps 1) de São Miguel do Oeste.
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, professora Lisandra Antunes de Oliveira, durante o Fórum foi possível esclarecer o tema e desmistificar a saúde mental. Os estudantes conheceram a forma de atuação do Caps 1, onde, futuramente, realizarão seus estágios. Lisandra destacou a importância de reunir os cursos de Psicologia e Enfermagem para debater o assunto.
— O caminho para trabalharmos na área da saúde é, cada vez mais, interdisciplinar, sendo indispensável trabalhar a saúde mental dessa forma — afirma a professora.
A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ana Maria Martins Moser, salienta que o Fórum contribui para melhorar a qualidade do atendimento oferecido ao usuário do serviço psiquiátrico e rompe com o preconceito dos estudantes.
— O Fórum estimula o interesse dos acadêmicos sobre o tema, incentivando a sua formação mais comprometida com a saúde mental. Isso levará a uma qualificação da formação dos futuros enfermeiros, tornando-os mais sensibilizados e engajados na luta pela melhoria das condições do atendimento psiquiátrico — ressalta a professora.
O acadêmico Gabriel Afonso Costacurta diz que o Fórum estimula a busca de novos conhecimentos sobre o assunto.
— A saúde mental é um assunto que exige constante atualização dos profissionais e estudantes, visto a necessidade emergente de atender às demandas que surgem, diariamente, nos locais de trabalho — avalia o estudante.
Caps 1
Durante o Fórum de Debates de Saúde Mental, os profissionais do Caps 1 falaram sobre a atuação do Centro. O Caps 1 atende pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes, usuários de álcool e outras drogas. O atendimento é multiprofissional.