Página inicial O que acontece Cursos de Educação Física da Unoesc Chapecó celebram 15 anos
Graduação Notícia Ensino Saúde Chapecó

Cursos de Educação Física da Unoesc Chapecó celebram 15 anos

A aula inaugural de Licenciatura em Educação Física foi no dia 25 de março de 2009. De lá pra cá, muitas mudanças aconteceram, tanto estruturais quanto na grade curricular. O coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado, professor Mestre Rafael Cunha Laux, relembra essa evolução.

– Há 15 anos, a realidade era bem diferente. Hoje nós temos um laboratório de anatomia muito moderno. Pra se ter uma ideia, o local consegue receber 60 alunos, todos colocando o conteúdo em prática ao mesmo tempo. Temos ainda o laboratório do lúdico, onde os estudantes utilizam jogos de diversas regiões do mundo e também criam, essa dinâmica faz parte da disciplina de recreação e lazer. Além da nossa sala de dança, sala de treinamento resistido, quadras e campos ao ar livre para aulas práticas de modalidades esportivas.

Outro ponto que chama atenção nessa evolução dos dois cursos é quanto ao perfil dos estudantes. O professor Rafael diz que hoje além dos acadêmicos tradicionais, que têm foco em academias ou em ambientes escolares, têm ainda aqueles que optam pelo curso como uma segunda graduação, mas a título de conhecimento para ser aplicado nele próprio e também no núcleo familiar. O coordenador atribui a essa mudança de perfil dos estudantes a conscientização das pessoas, de um modo geral, sobre a importância do exercício físico, não somente para fins estéticos, mas principalmente para a saúde e o bem-estar.

– Hoje, quando a gente fala sobre qualidade de vida, as pessoas compreendem que são em vários aspectos. As relações vão desde o sono a aspecto físico e psicológico. A prática física engloba tudo isso através da prevenção e promoção de saúde, afirmou o coordenador.

O setor de Marketing da Unoesc Chapecó está preparando um selo em comemoração a esses 15 anos, que traz a evolução do logotipo. Além disso, muitas ações estão programadas, entre elas uma grande gincana que será no mês de junho e terá a cara do curso de Educação Física! Os alunos serão separados por cores de equipe em uma noite de muitas atividades e dinâmicas desde as tradicionais, como chute em pneus, até as mais tecnológicas e modernas, vai ser uma noite de muita integração.

Atualmente, a Unoesc Chapecó tem 186 alunos de Educação Física. Já formou 279 licenciados e 291 bacharéis. Desses, 102 realizaram dupla graduação: 570 diplomas e 468 diplomados. Os cursos têm nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em uma avaliação entre 0 e 5.