Curso orienta sobre preenchimento correto da Declaração do Imposto de Renda
Anualmente, entre os meses de março e abril, milhões de brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal, por meio da entrega da Declaração do Imposto de Renda. No entanto, muitas dúvidas surgem no momento de preencher a Declaração e enviar o formulário, hoje feito totalmente de forma on-line. Para ajudar o contribuinte neste processo, a […]
Publicado em 24/03/2022
Por Unoesc
Anualmente, entre os meses de março e abril, milhões de brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal, por meio da entrega da Declaração do Imposto de Renda. No entanto, muitas dúvidas surgem no momento de preencher a Declaração e enviar o formulário, hoje feito totalmente de forma on-line. Para ajudar o contribuinte neste processo, a Unoesc, por meio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), presta importante colaboração com a realização de cursos que orientam as pessoas.
Em Videira, por exemplo, os cursos de Ciências Contábeis e Administração realizaram, no dia 19 de março, por meio das plataformas digitais, uma atividade que reuniu acadêmicos e profissionais da área contábil, recursos humanos, gestores de empresas e pessoas interessadas. O curso foi ministrado pelo Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC) e professor do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, Vitor Paulo Rigo.
Segundo o conselheiro, ainda que a cada ano a Receita Federal aprimore e melhore o formato da entrega, é bastante comum as pessoas cometerem erros, e muitas vezes caírem na malha fina.
— Isso pode acarretar dores de cabeça e prejuízos financeiros futuros, por isso é importante buscar informações e, principalmente, o auxílio de um profissional da área — afirmou Rigo.
O curso, segundo ele, tem por objetivo, abordar os aspectos teóricos sobre as legislações vinculadas ao Imposto de Renda Pessoa Física, e ao código de ética do profissional, repassando na prática os principais cálculos para a apuração do Imposto de Renda Pessoa Física, bem como esclarecer as dúvidas sobre as situações mais comuns que podem ocorrer na Declaração.
Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, Kamylli Farinon, a tabela do imposto de renda não é corrigida desde 2015, e a cada ano um número maior de trabalhadores passam a integrar a lista daqueles que estão obrigados a prestar as informações ao fisco.
— Por isso, a Universidade como agente de conhecimento científico e prático precisa prestar esse tipo de orientação, promovendo eventos como esse. Na dúvida, todos devem procurar um profissional. O Contador é detentor das capacidades e conhecimentos para o correto preenchimento da declaração. Procure um profissional da sua confiança e evite aborrecimentos — reiterou Kamylli Farinon.
Ela garante que o curso sobre o Imposto de Renda Pessoa Física se faz necessário também para o currículo do acadêmico do curso de Ciências Contábeis, o qual, após registro no Conselho de Classe, poderá exercer a profissão prestando serviço à comunidade.
— O Imposto de Renda Pessoa Física é um dos tributos mais complexos e um dos que mais se faz presente, diretamente, no dia a dia dos contribuintes, e proporcionar ao acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e dos profissionais contábeis e profissionais de áreas afins, o conhecimento científico e prático no exercício da profissão, é papel da Unoesc enquanto Instituição de ensino — completou Kemylli.